A reportagem da Folha entrevistou o prefeito Marcelo Belinati na manhã de quinta-feira (18), enquanto ele vistoriava os danos causados no CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) e ele declarou que não tem previsão de decreto de emergência neste momento. O prefeito afirmou que realizará uma reunião no fim da manhã com a sua equipe, pela qual atualizará os dados dos danos provocados pelo vendaval e destacou que ainda reavaliará essa posição dependendo do que for apresentado a ele.

Imagem ilustrativa da imagem "Por enquanto não haverá decreto de emergência", diz Belinati
| Foto: Núcleo de Comunicação/Prefeitura de Londrina



LEIA MAIS

Sete mil domicílios continuam sem luz em Londrina
Treze unidades de saúde foram afetadas pelo vendaval

"Todas as equipes estão empenhadas em minimizar os estragos. Temos sete escolas que estão sem aulas, e as unidades de saúde que foram afetadas estão com atendimento parcial, como é o caso da UBS do jardim Bandeirantes. Vamos trabalhar o dia todo para tentar normalizar o mais rápido possível. Neste fim de semana temos a corrida da Stock Car e o autódromo também foi atingido. Cada um na sua área está trabalhando de forma intensiva para minimizar as consequências desse vendaval", garantiu. Quando questionado se a prefeitura tem caixa para fazer frente a essa destruição e realizar os reparos necessários, ele desconversou e disse que todos estão empenhados no que for possível realizar.

Enquanto visitava o CAPS ele constatou que as árvores atingiram não só o estacionamento, como também a parte interna, pois uma delas caiu no telhado. "Não prejudica a estrutura, mas o esforço agora é esse, de minimizar os danos para a sociedade. Estamos percorrendo toda a cidade, vendo os números do estrago. Foi uma coisa impressionante. Foram ventos de mais de 130 km/h aqui na região norte. Estamos com todas as equipes da prefeitura: da Guarda Municipal, da Secretaria de Obras, da Secretaria de Educação e da Secretaria da Saúde trabalhando e tentando minimizar os problemas para dar uma resposta rápida para que a população não seja prejudicada. Vai levar alguns dias para que a gente consiga limpar a cidade de forma adequada. Enfim, é um evento climático lamentável", declarou.