O município de Toledo (47 quilômetros a oeste de Cascavel) e a Ouvidoria Geral do Estado firmaram convênio ontem para instalação da Ouvidoria Municipal, instituição que permite à população orientar e fiscalizar a prestação de serviços públicos. O convênio foi assinado pelo prefeito Derli Donin (PPB) e pelo ouvidor-geral do Estado, João Elias de Oliveira.
No âmbito municipal, a ouvidoria integra prefeitura e comunidade, que podem apresentar reclamações e sugestões para o serviço público. Em Toledo, a escola João Cândido Ferreira implantou sua própria ouvidoria para facilitar as relações entre alunos, professores e diretores.
A assinatura do convênio faz parte da programação da Semana da Cidadania, aberta ontem, e que prosseguirá até amanhã, na sede social da Catedral. O evento, organizado pela prefeitura, Unioeste, Fundação Toledo e Núcleo Regional de Educação, volta-se principalmente para o ‘‘Ouvidor Mirim’’, cujo público alvo é formado por alunos e professores de 1º e 2º graus, convocados a contribuir com o serviço público. Como motivação, começaram ontem, no pavilhão da Catedral, oito apresentações da peça ‘‘A Ouvidoria Mirim: o Espetáculo da Cidadania’’, da Companhia dos Ventos, de Curitiba.
Todas as ações desdobram o Projeto Sisdania (Sistema Integrado da Cidadania), desenvolvido pela Ouvidoria Geral do Estado. A proposta do Sisdania é agilizar a capacidade operacional do Estado e municípios, para que aumentem sua eficiência e credibilidade. Isto deve ocorrer através da convocação aos cidadãos para que ocupem a posição de colaboradores dos serviços dos quais são beneficiários.

mockup