População bebe água contaminada
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 10 de dezembro de 2002
Vânia Moreira<br> Equipe da Folha 
Cruzeiro do Oeste A população de São Silvestre, distrito de Cruzeiro do Oeste, está bebendo água com cheiro e gosto de óleo de motor. Os moradores reclamam, dizem que já cobraram providências, mas o município não resolve o problema. O distrito, de pouco mais de 500 habitantes, é abastecido por dois poços artesianos mantidos pela prefeitura. O fornecimento é grátis, mas muitos moradores afirmam que prefeririam pagar para ter água de melhor qualidade.
A contaminação da água seria decorrente de vazamentos no motor das bombas de compressão nos poços. Segundo o comerciante Donaldison Duarte, há cerca de um ano houve um vazamento de óleo do motor e a água ficou ''horrível''. Melhorou depois que a prefeitura fez a limpeza e manutenção do equipamento, mas nos últimos meses o gosto e o cheiro de óleo ficaram fortes novamente. O comerciante está buscando água do poço de seu sítio para a família beber.
A diretora da única escola do distrito, Cleide Regina Corteze, diz que já enviou ofícios à prefeitura pedindo informações sobre a qualidade da água e solução para o problema, mas não obteve resposta. A escola tem 100 alunos e todos reclamam do gosto ruim da água. Alguns moradores já se acostumaram com o gosto de óleo, mas outros não conseguem beber a água. ''Sabemos que foram feitas análises e que a água foi considerada imprópria para consumo humano, mas não tivemos acesso a estes exames'', reclama a diretora.
O chefe da Vigilância Sanitária municipal, veterinário Otávio Bortolon, diz que os exames feitos no Laboratório da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e analisados pela Sanepar constataram que a água está contaminada por óleo e condenada para consumo humano. O prefeito Yukio Tominaga (PPS) disse, ontem, que não podem ter ocorrido novos vazamentos porque foram instalados filtros nos compressores. ''Ou o vazamento anterior comprometeu definitivamente os poços que precisam ser desativados ou alguém está despejando óleo na água para comprometer minha administração, já que temos sido perseguidos o tempo todo pela oposição'', argumentou.
Segundo Tominaga, este ano não será possível resolver o problema da água em São Silvestre porque a prefeitura entra em férias coletivas nos próximos dias. Ele argumenta que em janeiro discutirá com a Sanepar, responsável pelo abastecimento em Cruzeiro do Oeste, a possibilidade de a empresa assumir a distribuição de água também em São Silvestre.


