A passagem pela ponte do Córrego Água do Gramadinho, na estrada entre o distrito de Paiquerê e o patrimônio de Guairacá, na zona sul de Londrina, está bloqueada por tempo indeterminado. A prefeitura fez a sinalização do local com atuação de equipes da secretaria municipal de Obras e Pavimentação e da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, informou que o bloqueio definitivo deste trajeto é necessário para a sequência da construção da nova ponte, e também para evitar o risco de desabamentos ou acidentes nessa região. “É importante orientar toda a comunidade rural e os trabalhadores que trafegam por essa ponte, reforçando que, a partir de agora, fica proibido utilizar este canal de passagem entre Paiquerê e Guairacá", reforçou.

As obras de reconstrução da ponte foram iniciadas em meados de fevereiro de 2023 e a obstrução completa da pista já estava prevista. "Por conta da realização dos trabalhos de fundação e base da estrutura, além da previsão de chuvas intensas durante esta semana, não há outra alternativa a não ser interditar essa passagem”, acrescentou.

TRAJETOS MAIS LONGOS

Segundo o titular da pasta, como ainda não existe uma rota de desvio pronta paralelamente à ponte, os motoristas que precisam ir de Paiquerê para Guairacá, e vice-versa, devem se dirigir por outros caminhos com trajetos mais longos. Aqueles que saem de Paiquerê no sentido de Guairacá terão que utilizar a PR-445 e passando pelo distrito de Lerroville. Já quem deseja fazer a rota inversa, de Guairacá até Paiquerê, vai acessar a estrada para Lerroville e depois chegar até a PR-445 para seguir rumo a Paiquerê.

Ainda de acordo com Verçosa, a prefeitura pretende definir uma rota alternativa. “A intenção é fazer um desvio por um caminho paralelo que passa por uma propriedade rural, mas, até agora, ainda não conseguimos obter a liberação de quem é proprietário do local, que precisa autorizar essa intervenção. Outra opção seria criar uma passagem logo ao lado da área da ponte, mas que demanda uma operação com volume de terra altíssimo e que seria um trabalho demorado”, explicou o secretário.

PISTA ÚNICA E ESTREITA

Antes da interdição total da ponte, o trânsito nessa região ocorria em pista única e estreita há cerca de sete anos. Em 2016, a pista e sua área de entorno foram fortemente deterioradas pelas chuvas intensas que afetaram o município, derrubando diversas pontes. Assim, a construção de uma ponte mais moderna e robusta vai solucionar um antigo problema de mobilidade e segurança nesta travessia, por onde muitos caminhões e veículos pesados passam diariamente, incluindo automóveis para escoamento de safra agrícola e o transporte escolar. O investimento total da Prefeitura é de cerca de R$ 3,3 milhões e o prazo de entrega é para setembro de 2023.

(Com informações do N.Com)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.