Especial para a Folha
Já está em operação em Ponta Grossa a TV Educativa, administrada pela Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo), órgão ligado a prefeitura. A inauguração aconteceu na última sexta-feira. A emissora pode ser sintonizada pelo canal 58 em UHF. Inicialmente ela vai funcionar apenas como repetidora da programação da TV Cultura, de São Paulo. A produção de programas próprios deverá ter início apenas em julho, diz o diretor da Funepo, Willian Lu.
Segundo Willian Lu, a TV Educativa de Ponta Grossa tem um orçamento inicial de R$ 1 milhão. A prefeitura entra com recursos da ordem de R$ 200 mil. O restante será coberto por meio de parcerias com municípios da região dos Campos Gerais e apoio da iniciativa privada. Quanto atingir o pique de sua programação local, a emissora deverá gerar cerca de 60 oportunidades de empregos na cidade, entre técnicos e profissionais de comunicação.
A parceria mais esperada pela direção da TV Educativa é um convênio com os cursos de Comunicação Social e de Pedagogia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A TV, segundo seu diretor, poderia funcionar como um laboratório para os acadêmicos do curso de Jornalismo e também veicular programas educativos, com projetos elaborados pelo curso de Pedagogia. Um primeiro contato nesse sentido já teria acontecido entre o prefeito e a reitoria da universidade, mas nada foi oficializado ainda.
A TV Educativa já tinha operado antes na cidade. Em 97, o canal chegou a entrar no ar, chegando a transmitir ao vivo o desfile de aniversário da cidade. Como não havia autorização do Ministério das Comunicações para o funcionamento da emissora, a concessão foi caçada, iniciando um longo processo para a regularização do canal.
A morte do ministro Sérgio Motta e depois o processo de privatização do setor de telecomunicações teriam contribuído para o atraso na liberação do canal, que deve estar vinculado a uma fundação, com uma linha de programação didático-pedagócia e cultural.