Fênomeno que já ultrapassou as fronteiras londrinenses há muito tempo, a festa Metamorfose atrai público de todas os cantos. A história que começou em uma república universitária continua ganhando proporções gigantescas com o passar dos anos. No sábado, a 11 edição reuniu no Parque de Exposições Ney Braga cerca de 20 mil pessoas, segundo os organizadores.
Ao som de shows que aconteceram em quatro palcos mais um espaço dedicado à música eletrônica , fantasiados desfilavam sua criatividade em modelos clássicos anjinhos, personagens de desenhos animados, uniformes e também inspirados nos assuntos do momento. É claro que o burburinho de Brasília refletiu por aqui num batalhão de homens de terno com maletas abarratodas de dinheiro e referências ao mensalão. Os mais brincalhões exibiam as cuecas recheadas de dólares.
Para os amigos Hugo Troiano e Júnior Mello a primeira idéia foi usar fantasias palhaços com as placas ''povo brasileiro''. Mas acabaram optando pelos ternos e as máscaras improvisadas com os rostos do publicitário Marcos Valério e do deputado cassado Roberto Jefferson. Foi apenas uma das versões bem-humoradas da atual crise política. Até mesmo a vocalista do Kid Abelha, Paula Toller fez graça ao gritar ''sai fora, Severino'', quando um fantasiado à la presidente da Câmara apareceu no palco.
De uma inspiração não tão real, o personagem Jatobá, da novela América, também foi muito lembrado. De produção simples uma roupa casual e um óculos escuro , teve gente fazendo graça e carregando o cão-guia Quartz a tiracolo. Uns optaram por cachorros de pelúcia, outros por infláveis. Na versão Metamorfose, o cego vivido pelo ator Marcos Frota, acabou se transformando em galã atrás de novas conquistas.
Aliás, a paquera parece ser a missão número 1 dos fantasiados. Não importa se estão sob as bençãos de uma roupa de padre ou de um jogador de futebol americano. Há quem contabilize os beijos durante a noite toda, se valendo da diversidade à disposição. Mas há os que acreditam no compromisso. No meio da festa, um casamento de verdade foi realizado para celebrar um longo namoro. Robson Lopes e Sheila Sales se tornaram marido e mulher perante a juíza Francisca Subinelo em pleno palco. Champanhe, bolo e até buquê sendo atirado ao público e não faltaram noivinhas de fantasia , deram o tom ainda mais inusitado à festa.
A Metamorfose ainda sorteou um carro 0km para o Mauri Aparecido de Almeida que fez doação de uma lata de óleo para a campanha solidária. A festa também premiou Tiago Dias, como Michael Jackson na categoria individual, o casal Ticiane Ricieri e Paulo Sergio Guimarães, como Shrek e um grupo de Maringá inspirado no desenho Caverna do Dragão.

mockup