São Paulo Os principais comandos das Polícias Militar e Civil de São Paulo estão de prontidão neste fim de semana. O motivo é o risco de o Primeiro Comando da Capital (PCC) tentar liderar motins sangrentos nas penitenciárias do Estado. Os chefes das polícias receberam informações de que os líderes do PCC poderiam iniciar um movimento semelhante à megarrebelião que atingiu 29 prisões e cerca de 20 mil presos em 17 de fevereiro de 2001. Novos ataques à Polícia foram registrados na madrugada de ontem.
''Estaremos com todo o efetivo nas ruas e não apenas o normal, mas o pessoal administrativo também'', afirmou o coronel Washington Luiz Gaiotto, do Comando da Policiamento de Área Metropolitano-3 (CPA-M3), responsável pelo patrulhamento da zona norte de São Paulo. É nessa região que está o maior presídio de São Paulo, a Penitenciária do Estado, no complexo do Carandiru, que é dominado pelo PCC. ''Mesmo quem devia estar de folga vai trabalhar'', disse ontem o coronel.
O Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) também terá trabalho extra no fim de semana. Este departamento está centralizando as investigações sobre a onda de terror que o PCC deflagrou no domingo passado, atacando policiais e guardas-civis no Estado. ''Todas as folgas e as férias estão suspensas'', afirmou o diretor do Deic, Godofredo Bittencourt Filho.
®MDNM¯ A rotina de violência registrada nos últimos dias contra policiais se repetiu na madrugada de ontem, com mais três ataques registrados na Grande São Paulo e na Baixada Santista. Em nenhum dos ataques houve vítimas. A base da 2º Companhia do 31º BPM, em Guarulhos, foi um dos alvos. Segundo os PMs, um automóvel Monza preto, passou por volta da meia-noite e os ocupantes atiraram para o alto. Em Santos, outro ataque ocorreu por volta das 0h30, na base da PM no bairro Campo Grande.
Até a meia-noite de anteontem, tinham ocorrido no Estado de São Paulo 33 ataques a postos policiais, delegacias e até residências de policiais. Três PMs morreram, doze ficaram feridos e 23 suspeitos foram presos.

mockup