Kraw PenasIlegalO Kadett do policial foi recolhido ao pátio do Detran. No detalhe, uma das placas ‘frias’ que eram utilizadas por DemétrioUma blitz do Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran) na Avenida Nossa Senhora da Luz, no Jardim Social, em Curitiba, ontem à tarde, se transformou em confronto entre policiais civis e militares. Por volta das 14h30, uma hora e meia depois de iniciada a operação, o BPTran deteve um Kadett cinza-chumbo conduzido pelo policial civil Alexandre Demétrio de Souza, e descobriu que a situação do motorista era mais do que irregular.
Demétrio, que trabalha no 11º Distrito, disse que estava sem os documentos, mas em seguida apresentou uma carteira de habilitação vencida desde setembro de 1997 e documentos do veículo que mostravam que as placas ASP-1975, de São Paulo, eram ‘frias’ - as verdadeiras deveriam ser BCC-1012. ‘‘Lavramos uma multa, apreendemos a carteira e íamos recolher o carro ao pátio do Detran, quando o policial civil começou a protestar’’, informou o comandante da operação, Tenente Blasius.
Pelo rádio de seu carro, Demétrio convocou colegas da Polícia Civil. Em poucos minutos, oito viaturas estavam no local. ‘‘Eles subiram em cima das calçadas, furaram o nosso bloqueio e chegaram a se colocar entre o guincho e o Kadett, na tentativa de nos intimidar e impedir a remoção’’, descreveu Blasius. As ameaças verbais, segundo o tenente, vão ser motivo para uma queixa formal da Polícia Militar à Polícia Civil.
Apesar da ‘pressão’ sobre os policiais do BPTran, os policiais civis não conseguiram evitar que o veículo fosse removido para ao Detran. ‘‘Mostramos ao policial que ele é um cidadão como qualquer outro e também tem que cumprir a lei’’, disse Blasius.
Durante a blitz, que aconteceu entre 13h e 17h, foram aplicadas cerca de 70 multas, a maioria por falta de uso de cinto de segurança e irregularidades no IPVA.
Policial punido - O delegado do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), João Ricardo de Noronha, informou que policial civil Alexandre Demétrio de Souza, que se envolveu no incidente, foi afastado do serviço temporiamente, até que a Corregedoria da Polícia Civil apure os fatos. ‘‘A mando do delegado-geral, Arthur Braga, o policial vai ficar recluso, enquanto durar o levantamento dos fatos’’, informou Noronha.
Segundo Noronha, o Cope foi acionado tão logo houve o conflito. ‘‘Foram enviadas algumas viaturas, com a presença de um delegado da Civil, que resolveu o problema no próprio local’’, disse. O delegado tentou minimizar o incidente, afirmando que o conflito aconteceu apenas entre Demétrio e um policial militar. (Colaborou Israel Reinstein)

mockup