Polícia vai afastar delegado de Altônia
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de fevereiro de 2003
Vânia Moreira<br> Equipe da Folha 
Umuarama O delegado-geral da Polícia Civil, Adauto Abreu de Oliveira, determinou sexta-feira o afastamento do delegado de Altônia (76 km a sudoeste de Umuarama), Gilberto Pereira da Silva. Ele é acusado de tentar extorquir uma família de Cruzeiro do Oeste (25 km a leste de Umuarama). Até ontem, Silva não havia recebido nenhum comunicado oficial e continuava trabalhando normalmente. A denúncia foi feita quarta-feira passada pelo advogado das supostas vítimas, Wilton Silva Longo, de Cruzeiro do Oeste.
De acordo com o advogado, o delegado e outros policiais teriam pedido US$ 100 mil para não cumprir um mandado de prisão contra uma mulher acusada de estelionato em Curitiba. Léia Zamuner é acusada de ter aplicado um golpe de R$ 10 milhões contra o INSS. De posse de um mandado de prisão expedido pela 9 Vara Criminal de Curitiba e de informações de que Léia estaria na casa de parentes em Cruzeiro do Oeste, Silva teria tentado extorquir um sobrinho dela, R.Z.R., para não cumprir o mandado.
Os policiais também são acusados de invadir a casa da comerciante Ângela Amadéia Zanone e tentar prendê-la com truculência, confundindo-a com a mulher procurada pela Justiça. Segundo o advogado, pelo menos 15 policiais militares e civis da região, à paisana e com carros particulares, teriam participado da operação. A Justiça e o 7º Batalhão de Polícia Militar de Cruzeiro do Oeste estão investigando as denúncias.
Silva nega as acusações de abuso de poder, invasão de domicílio e tentativa de extorsão. Disse que o mandado de prisão não estava nos sistemas de dados da polícia, mas ele tinha uma cópia e a informação privilegiada de que Léia estava na região. ''Minha única falha foi tentar cumprir o mandado sem comunicar a chefia da 7 Subdivisão Policial, em Umuarama'' admitiu.
Ele também nega a violência contra Ângela. ''Nós a abordamos na calçada e, desfeito o mal-entendido, a liberamos e pedimos desculpas.'' Nega também que 15 policiais tenham participado da operação. ''Éramos quatro policiais de Altônia e dois de Icaraíma, chamados para reforço, porque, em princípio, a mulher estaria em Ivaté, município vizinho de Icaraíma'', explicou. Silva não quis informar como conseguiu o mandado de prisão e as informações sobre o paradeiro de Léia. ''Preciso preservar meus informantes e só vou explicar tudo quando for chamado a depor'', alegou.


