Polícia registra duas mortes em uma hora
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 08 de setembro de 2005
Vanessa Navarro<br>Reportagem Local 
O hiato de quase duas semanas sem homicídios em Londrina foi quebrado por um Dia da Independência sangrento. Dois assassinatos foram registrados anteontem à noite, completando três mortes no mesmo dia pela manhã, o auxiliar de serviços gerais José Roza de Jesus, 32 anos, já havia morrido no hospital, após ser baleado na noite anterior. O número de homicídios deste ano saltou para 98.
Por volta das 19h30 de ontem, o vendedor Marcos Fernandes de Almeida, 24 anos, foi atingido por um tiro nas costas na Avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra, Jardim Cafezal I (Zona Sul). Ele foi socorrido pelo Siate, mas morreu no local.
Segundo o tenente Ricardo Eguedis, do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Almeida teria morrido ao trocar tiros com Tiago dos Santos Zachias, 22 anos. Este último foi baleado na perna, braço, tórax e abdômen, mas sobreviveu. Ele foi encaminhado para a Santa Casa, onde permaneceu sob a vigilância de dois policiais. ''Ele está recebendo cuidados médicos, mas já está preso sob flagrante'', explicou o tenente. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o estado de saúde de Zachias é regular.
Dona Maria, 60 anos, mãe de Almeida, contou à reportagem que estava viajando quando o filho foi assassinado e só tomou conhecimento do fato na manhã de ontem. ''Foi terrível saber disso pelo telefone. Me sinto péssima. Já perdi um filho num acidente há seis anos. Dos três que tive, só sobrou o mais velho'', desabafou. Segundo ela, Almeida trabalhava no comércio informal de roupas. Ele tinha dois filhos e aguardava a chegada de um terceiro.
A família relatou que a vítima conhecia Tiago, mas não soube dizer qual seria o vínculo entre eles. O irmão da vítima, Israel, 38 anos, cobrou mais policiamento no Cafezal. ''Nunca vemos polícia por aqui, só quando acontece alguma coisa. O bairro não era tão violento há alguns anos.''
O outro assassinato registrado neste 7 de setembro vitimou Jair Domingues Ribeiro, 36 anos. Ele levou três facadas na região do tórax. O crime aconteceu na casa da ex-esposa de Ribeiro, por volta das 20h30, na Avenida da Liberdade, Conjunto Ruy Virmond Carnascialli (Zona Norte). Segundo Eguedis, no local estava havendo uma festa. O delegado operacional da 10 Subdivisão Policial (SDP) Joaquim Melo, que investiga homicídios, informou que o principal suspeito é o marido da ex-esposa de Ribeiro, identificado apenas como Renato. O delegado disse que espera que ele se apresente a qualquer momento.
Ontem à tarde a ex-mulher de Ribeiro, Silvana Mendes, esteve na 10 SDP para pedir proteção policial, pois familiares do ex-marido estariam ameaçando invadir sua casa após o enterro. Ela contou que Ribeiro a agredia fisicamente com frequência e que ele teria ido à sua casa na quarta-feira sob pretexto de ver os filhos. O delegado recomendou que ela ficasse em casa de portas trancadas, e em caso de ameaça, chamasse a PM imediatamente. ''Não posso manter uma viatura na frente da casa dela'', justificou.
Policiais civis que estiveram no local para atender essa ocorrência acabaram identificando, por acaso, um homem foragido da Colônia Penal Agrícola, em Piraquara (Região Metropolitana de Londrina). Adriano Mendes, 28 anos, ainda tinha mais de dois anos de pena a cumprir por roubo. (Colaborou Silvana Leão)


