Polícia recorre à Justiça no caso do bebê morto
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 06 de julho de 2005
Alan Maschio<br>Reportagem Local 
O delegado do 6º Distrito Policial de Londrina (6º DP), Algacir Ramos, deve pedir ainda esta semana apoio da Justiça para acesso a informações da secretaria municipal de Saúde. A intenção é levantar dados sobre o número e as condições das gestantes da cidade nos dias anteriores e subsequentes a 12 de junho, quando um recém-nascido foi encontrado morto no Córrego Saltinho, aos fundos do Conjunto Jamile Dequech (Zona Sul).
O bebê era uma menina branca e pesava pouco mais de 3 kg. Ele foi encontrado por crianças que brincavam no córrego na tarde de domingo, dia 12. No local, a polícia conseguiu somente a informação de que ocupantes de um carro azul, provavelmente um Fiat Palio, teriam sido vistos despejando um pacote plástico com o bebê. O Corpo de Bombeiros foi acionado por um adulto, avisado pelas crianças do bairro.
O laudo do Instituto Médico Legal (IML) foi divulgado no dia seguinte e apontava asfixia mecânica como causa da morte. Segundo o responsável administrativo do instituto, Fernando Piccinin, o bebê morreu logo após o nascimento. Ainda segundo Piccinin, a morte pode ter sido provocada por um acidente, por sufocamento provocado pelas mãos de uma terceira pessoa ou por um travesseiro, por exemplo. Para a hipótese de homicídio, a polícia considera a participação de pelo menos duas pessoas, já que a mãe não teria condições físicas para agredir a criança logo após o parto.
''Com as informações da secretaria, vamos conhecer a situação de mães prestes a dar à luz, assim como uma noção mais próxima da quantidade de abortos realizados no início de junho'', explicou o delegado. ''Assim vamos poder localizar mulheres que estiveram grávidas e que não foram vistas com o filho logo após a perda da barriga'', completou.


