Polícia prende suspeito de ser falso terapeuta
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de junho de 2004
Andréa Lombardo<br> Equipe da Folha 
Curitiba - Um novo caso de exercício ilegal da medicina foi flagrado pela Polícia Civil em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde um homem suspeito de ser um falso terapeuta vinha realizando consultas e receitando medicamentos ''naturais''. Haroldo Shculz, 65 anos, que segundo a polícia seria mecânico e massagista, e seu assistente, Valdecy Aparecido Vilela, 30 anos, foram presos em flagrante, ontem.
O delegado de Pinhais, Gerson Alves Machado, disse que na clínica onde os dois atendiam foram apreendidos quase mil frascos, que seriam completados com os medicamentos produzidos pela dupla. Os falsos remédios, segundo ele, estavam guardados em garrafas plásticas de refrigerante.
No início da semana passada, um outro suspeito do mesmo crime foi preso no bairro Uberaba, em Curitiba. Segundo a polícia, José Carlos Delfino, 39 anos, prometia cura para doenças como aids, úlcera e câncer. De acordo com a delegada Ana Cláudia Machado, ele se apresentava como ''terapeuta holístico''. Delfino também prescrevia medicamentos supostamente naturais, que foram encaminhados para análise.
A delegada informou ontem que o Laboratório Central do Estado não tem como identificar os componentes dos medicamentos receitados por Delfino. Ela aguarda cópia de um procedimento instaurado pela Vigilância Sanitária Estadual para concluir o inquérito.
Nos dois casos, as acusações serão de exercício ilegal da medicina e arte farmacêutica, charlatanismo, por causa das promessas de cura, e crime hediondo por distribuir medicamentos sem registro legal e de procedência ignorada. No caso de Pinhais, o delegado também autuou os dois detidos por estelionato.


