O delegado de Sabáudia (74 quilômetros a oeste de Londrina), Osvaldir da Silva, pediu a prisão preventiva de 28 pessoas envolvidas numa quadrilha especializada em roubo e falsificação de documentos de carros no Paraná e São Paulo.
A polícia descobriu que o despachante Fernandes de Souza Júnior e o funcionário dele, Leonardo de Aguiar, de Alto Paraná (noroeste do Estado), tentaram ‘‘esquentar’’, na Ciretran de Sabáudia, os documentos de um Ômega furtado em janeiro, em Londrina. Assim, a quadrilha foi flagrada na região Norte do Estado.
Por enquanto, Silva mantém os nomes dos envolvidos em sigilo. Afirma que são despachantes, funcionários de Ciretrans do Norte e Noroeste do Estado, ladrões de carros e falsificadores. Um dos envolvidos, segundo o delegado, é o ex-chefe da Ciretran de Nova Esperança (35 quilômetros a Noroeste de Maringá), Norberto Alberton, que foi exonerado do cargo em fevereiro por irregularidades administrativas.
‘‘Conseguimos recuperar 14 veículos furtados, como Ômega, Volks, caminhonetes D-20 e caminhões. Eles estavam no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, remarcados e documentados nestes Estados’’, informou.
O delegado disse que a quadrilha pode ter relações com o grupo que foi preso em flagrante no início do ano, pela Polícia Militar em Arapongas. A quadrilha presa em janeiro era especializada em roubo de carros e caminhões, falsificação de documentos e remarcação de veículos. Não está descartada a hipótese de que os dois grupos formem uma só quadrilha.
O delegado promete entrar, nos próximos dias, com pedido de busca e apreensão de mais cinco caminhões que foram furtados e já ‘‘esquentados’’ no Detran do Paraná.
O Detran está fazendo um levantamento administrativo do possível envolvimento de funcionários e despachantes em quadrilhas no Estado. Para os despachantes, o que pode acontecer de imediato é o descredenciamento no Estado.

mockup