Maurício Borges
Enviado a Ivaiporã
Numa operação conjunta da Polícia Civil e da 2ª companhia da Polícia Militar, realizada ontem, em Ivaiporã (120 km ao sul de Apucarana) foram interditados três desmanches de veículos e comércio de peças mecânicas. Cerca de 60 policiais, utilizando 18 viaturas, agiram simultaneamente nos três estabelecimentos, relacionando carros, motores e peças, além de exigir a documentação referente aos veículos batidos ou desmanchados.
O delegado Aparecido Antônio Gregório e o capitão José Carlos Xavier constataram que nos estabelecimentos vistoriados faltavam documentos de baixas de veículos e o livro de registro de origem e destino dos automóveis e utilitários mantidos para revenda ou desmanche. ‘‘Os proprietários da Recuperadora Vale do Ivaí, Ferro Velho Bodão e Ferro Velho Fortaleza, terão um prazo de 10 dias para apresentar toda a documentação exigida’’, anunciou Gregório.
Durante este período, os três estabelecimentos ficarão interditados e impedidos de comercializar veículos ou peças automotivas. Ainda ontem, a delegacia expediu um ofício à Prefeitura de Ivaiporã comunicando que, devido às irregularidades verificadas, estará vedada a estas empresas o direito a qualquer tipo de transação comercial.
A ação conjunta da Polícia Civil e da PM, conforme justificou o delegado Gregório, visa coibir o desmanche irregular de veículos, evitando principalmente o esquema de ‘‘dublagem’’. ‘‘Já constatamos em blitz realizadas na cidade a existência de doublês, nos quais são aproveitados documentos e chassis de um veículo com a carcaça e motorização de outro’’, explicou o capitão Xavier.
O delegado Antônio Gregório citou o artigo 330 do Código Nacional de Trânsito, que estabelece que todos os veículos mantidos neste tipo de comércio devem ter seus respectivos documentos de baixa e ainda o livro de controle de entrada e saída dos veículos.
‘‘Caso os proprietários destas empresas não apresentem a documentação referente ao que foi relacionado na operação de hoje (ontem), eles estarão sujeitos a esclarecer a procedência destes veículos em inquéritos policiais, além de outras sanções administrativas, tais como multas’’, informou o delegado.