Polícia Federal investiga trabalho escravo no Japão
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 20 de agosto de 1998
Osmani Costa 
A Polícia Federal (PF) de Londrina abriu, ontem, inquérito que investigará a denúncia de que empresas estariam levando brasileiros para trabalhar no Japão (os dekasseguis), com base em propagandas e propostas enganosas. O inquérito, que foi aberto por solicitação do Ministério Público Federal, é presidido pelo delegado Nilson de Souza.
O principal objetivo é investigar se as promessas de trabalho feitas por empresas agenciadoras acabam, mesmo, levando os dekasseguis ao trabalho escravo no Japão, afirma o delegado da PF. Ele explica que as denúncias que geraram o inquérito são as que chegaram à Procuradoria da República, nas últimas semanas, através de reportagens da imprensa de Londrina, São Paulo e outras capitais brasileiras.
Nilson de Souza refere-se às reportagens sobre a Operação Resgate, realizada pela Associação dos Imigrantes no Brasil (Asibras), em parceria com a Vasp e Nipomed. A operação trouxe, em julho, 12 dekasseguis de volta ao Brasil, entre os quais cinco londrinenses. Eles estavam desempregados e sem dinheiro para despesas com alimentação, moradia e assistência médica no Japão.
O delegado da PF começa a tomar na próxima semana os depoimentos dos londrinenses que retornaram recentemente do Japão e de donos de empresas que intermediam a ida dos trabalhadores do Norte do Paraná para aquele país.


