Arapongas Agentes da Polícia Federal (PF), em Londrina, prenderam em flagrante ontem de manhã o representante comercial J.A.M, de 31 anos, residente em Ribeirão Preto (interior de São Paulo), portando um tipo de anabolizante de uso veterinário e remédios para emagrecer. Em depoimento à PF, ele confessou ter comprado a mercadoria em Ciudad del Este, no Paraguai.
O flagrante aconteceu por volta das 7 horas, perto da praça de pedágio de Arapongas (37 km a oeste de Londrina), durante uma operação da PF de repressão ao contrabando e descaminho. O representante era passageiro de um ônibus de linha que seguia para Londrina, mas de acordo com a PF, ele declarou que tinha a intenção de revender os produtos em Ribeirão Preto.
''Ele afirmou que é usuário e estaria também levando remédios e anabolizantes para um amigo de Ribeirão'', relatou o delegado Pedro Paulo de Figueiredo.
Na bagagem, J.A.M. carregava remédios para emagrecer, contendo agentes eliminadores de gordura, e um tipo de anabolizante de uso veterinário. No total, foram apreendidos 14 frascos e 100 ampolas.
A PF vai apurar se esses remédios todos sem nota fiscal são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O representante foi autuado no artigo 273 do Código Penal, que proíbe a comercialização de produtos farmacêuticos de origem duvidosa. O crime, de acordo com o delegado, na cabe fiança pela PF. A pena varia de 10 a 15 anos de prisão.
Na semana passada, a PF prendeu em flagrante um farmacêutico e um vendedor acusados de comercializar em uma loja localizada no Centro de Londrina um suplemento vitamínico a base de cafeína e efedrina. A Polícia Federal acredita que os medicamentos tenham sido contrabandeados do Paraguai.

mockup