Apesar da polícia civil de Curitiba ter retomado as operações de apreensão de caça-níqueis na segunda-feira, a polícia em Londrina ainda aguarda determinação de um órgão superior para retomar as apreensões. A informação é do delegado-adjunto da 10ª Subdivisão Policial (SDP), Jurandir André. Na última sexta-feira, o Tribunal de Alçada do Paraná suspendeu a liminar que garantia o funcionamento das máquinas em casas de bingo.
Antes que o funcionamento das máquinas fosse amparado pela liminar cassada na última semana, 28 equipamentos foram recolhidos em Londrina, durante inquérito policial instaurado em outubro de 2001. Esses equipamentos estão guardados num depósito do 3º Distrito Policial (DP).
De acordo com Jurandir André, mais de 500 máquinas devem estar em funcionamento hoje em Londrina. Por isso, um dos problemas que a polícia deve enfrentar, quando forem retomadas as operações de apreensão, é a falta de um local para depositar as máquinas. ‘‘Temos um problema sério de espaço, é possível que o governo tenha que alugar um local para servir de depósito’’, disse.
O delegado-chefe da Divisão Policial do Interior, Clóvis Galvão, disse ontem que o delegado geral da Polícia Civil, Leonyl Ribeiro, já determinou a apreensão dos caça-níqueis em todo Estado. O documento que determina a apreensão, segundo Galvão, ‘‘está de posse dos delegados’’ desde o início de maio. ‘‘As apreensões já teriam que ter começado em Londrina, estamos discutindo como vai ser resolvido o problema do armazenamento e de questões judiciais na região que proíbem a apreensão de máquinas’’, disse.
Os caça-níqueis foram proibidos por decreto baixado pelo governo em 23 de agosto do ano passado.

mockup