Cambé - Moradores da Vila Mesquita, em Cambé (Região Metropolitana de Londrina), estão reclamando da poeira que se forma no ar toda vez que um veículo passa pela linha férrea, na travessa Carlito Carteiro, entre as ruas Belo Horizonte e Curitiba.

Segundo moradores da Vila Mesquita, poeira se forma toda vez que um veículo passa pela linha férrea
Segundo moradores da Vila Mesquita, poeira se forma toda vez que um veículo passa pela linha férrea | Foto: Gina Mardones - Grupo Folha

“Aqui é uma rua bem movimentada e isso realmente está virando um transtorno. No final de semana, meu carro chegou a ficar branco de tanta poeira. Estou lavando o quintal todo dia e mantendo tudo fechado”, reclama um morador próximo ao local.

A comerciante Rosária Arcanjo Alcine, que também mora a poucos metros da linha ferroviária, diz que a poeira está sujando todas as roupas no varal e o balcão da loja de conveniência. “O pó acumula no chão e nos móveis. Tenho passado o tempo todo limpando. Para se ter uma ideia, basta olhar como o asfalto está branco de tanta poeira. É horrível”, diz.

Os moradores dizem que o transtorno começou na semana passada, devido as obras de adequação da linha férrea que passa pelo bairro. No local de travessia de veículos, segundo eles, ao invés do recape asfáltico, foram colocados pedregulhos.

“No domingo (3), a situação piorou e a prefeitura jogou um pouco de água para ver se baixava a poeira, mas todos nós sabemos que essa não é a solução”, comentou outro morador que não quis se identificar.

SOLUÇÃO

O secretário de Obras em Cambé, Osmarino Manzoni, comentou que o problema vem sendo discutido com a Rumo, empresa responsável pela linha férrea e a empreiteira que está realizando os serviços.

“Eles assumiram um compromisso com a prefeitura na quinta-feira (31) para dar início nesta segunda (4), no recapeamento asfáltico nas travessias. Trata-se de uma obra muito grande e o acabamento final está causando esse problema para a população”, afirma.

Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, a concessionária informou que está executando obras de manutenção preventiva. "Os trabalhos são feitos para aumentar a eficiência e segurança da operação. Nos próximos dias serão feitos os trabalhos de pavimentação asfáltica na faixa de domínio da ferrovia", diz a nota. Ainda de acordo com a Rumo, circulam em média 12 trens por dia na região.