Policiais do 5º BPM (Batalhão de Polícia Militar) retomaram, no sábado (16), o radiopatrulhamento com bicicletas na região central de Londrina. A iniciativa, que já havia sido aplicada no quadrilátero central entre 2017 e 2019, tem como objetivo atender emergências policiais e realizar abordagens. De acordo com tenente-coronel Marcos Tordoro, que assumiu o comando do Batalhão em agosto deste ano, os policiais contam com um aparelho de rádio que está conectado à Central de Operações da PMPR (Polícia Militar do Paraná).

"A única diferença entre essa modalidade e o radiopatrulhamento motorizado é que usamos bicicletas e não carros ou caminhonetes. No que diz respeito ao atendimento e à aplicabilidade, os policiais seguem os mesmos princípios", explica.

A escolha da região central e dos arredores ocorreu, conforme aponta o comandante do 5º BPM, em decorrência de análises técnicas. "Essa modalidade de patrulhamento não é adequada a todos os espaços urbanos. O Centro de Londrina corrobora com as vantagens oferecidas pelas bicicletas, como mobilidade e acessibilidade a locais que motos e carros não acessam. Esse é, também, um meio de transporte silencioso, o que nos permite, em algumas situações, surpreender os abordados."

Outro fator positivo destacado por Tordoro se refere à agilidade de locomoção oferecida aos policiais pelas bicicletas. Segundo o tenente-coronel, esses meios de transporte podem ser usados em calçadas, escadas e outros espaços, o que oferece mais agilidade aos agentes, sobretudo em momentos de emergência policial.

HORÁRIO COMERCIAL

O trabalho com bicicletas também apresenta desvantagens, como a dependência às condições climáticas. "Quando o clima não está propício, essa modalidade fica impossibilitada de operar. Porém, quando isso acontece, o policial militar se desloca com a viatura motorizada", ressalta o comandante.

De acordo com Tordoro, haverá duplas de policiais trabalhando com bicicletas nos períodos da manhã e tarde. "Vamos ter quatro duplas trabalhando e com alternância entre escalas para que possam atender às ocorrências em horário comercial de segunda a sábado e em domingos e feriados, quando houver necessidade."

Parte das bicicletas utilizadas no radiopatrulhamento foi adquirida em 2017 em parceria com a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina). Outras unidades foram compradas pelo Governo do Estado, pela Sanepar e pela própria PM. "Já realizamos alguns cursos de capacitação e os policiais que estão atuando em Londrina estão habilitados para o trabalho. A Polícia Militar de Maringá (Noroeste) também emprega essa modalidade de radiopatrulhamento e alguns policiais serão enviados para Londrina", explica Tordoro.

REIVINDICAÇÃO DE ENTIDADES

O comandante do 5º BPM ressalta que o radiopatrulhamento com bicicletas foi retomado devido as reivindicações de entidades e de comerciantes da região central e dos arredores, que estavam satisfeitos com as ações realizadas entre 2017 e 2019. "Temos no Batalhão a política de policiamento de proximidade, na qual a interação com a população é um dos alicerces. Desde muito tempo temos tratado sobre esse assunto com as entidades. Além de ser uma demanda da população, acreditamos que a modalidade é exitosa e permite uma entrega muito boa", destaca.

Em nota, Angelo Pamplona, presidente da Acil, destaca que a retomada desse trabalho será benéfico para o comércio da região. "As bicicletas podem conferir agilidade em locais como o Calçadão, por exemplo, com grande fluxo de pessoas. As bicicletas têm boa autonomia, são rápidas e também despertam a empatia, uma vez que não poluem e não fazem barulho. Além disso, permitem que o policial aja rapidamente em caso de ocorrências. A volta da patrulha com bicicletas é uma boa notícia para Londrina e a Acil vê a estratégia como um benefício para o comerciante", argumenta Pamplona.