A Polícia Militar lança hoje a campanha de identificação de crianças no litoral. Em conjunto com a rede de farmácias Drogamed, serão distribuídos 100 mil braceletes de plástico contendo endereço e filiação de crianças entre um ano e meio e 12 anos. No ano passado, 70 mil crianças foram identificadas com as pulseiras, que fazem parte de programas preventivos da Operação Verão.
O assessor de imprensa da Operação Verão, tenente Valdecir Gomes Capelle, conta que a distribuição de pulseiras será feita por policiais militares do batalhão feminino. ‘‘A intenção é transformar, aos olhos das crianças, as policiais numa espécie de anjo de guarda’’, comenta.
As policiais estarão caminhando nas praias de Ipanema, Guaratuba, Caiobá e Matinhos. Além disso, contarão com barracas, que estarão perto dos postos de observação dos salvas-vidas e servirão com ponto de referência no litoral.
O tenente Capelle não tinha ontem dados sobre o número de crianças que se perdem no litoral a cada verão. ‘‘Para se desgarrar da família basta caminhar’’, adverte. Apenas neste fim de semana, oito crianças foram achadas perdidas pelo Corpo de Bombeiros.
Na próxima semana, será lançada uma campanha de prevenção de acidentes no trânsito. Nas principais rodovias e também nas cidades, serão feitas blitze de orientação e multa. ‘‘Quem estiver fora da lei vai ser obrigado a assistir um vídeo e palestra de orientação’’, comunica.
De acordo com o tenente, mesmo com a presença de policiais na rodovia o veranista não está se preocupando com as multas. ‘‘Porque o cidadão desce para a praia e acaba ficando à vontade demais’’. O tenente admite que existe uma certa flexibilidade na cobrança da lei, mas que vai acabar com a blitze.

mockup