PM denuncia mães por abandonar bebês em Andirá
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2000
Edna Mendes
De Cornélio Procópio
A Polícia Militar de Andirá (36 quilômetros a oeste de Jacarezinho) recebeu anteontem uma denúncia anônima de que dois bebês, um de oito meses e outro de um ano e meio, estavam abandonados numa casa da Vila São Joaquim. Ao chegar no local, os policiais encontraram as crianças sozinhas, com roupas molhadas por causa da chuva que entrava na casa, e chorando. Os vizinhos denunciaram que as mães das crianças, as irmãs Lucimara, 18 anos, e Luciana da Silva, 20 anos, frequentemente abandonam os bebês para se prostituírem.
A PM acionou o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. Porém, no mesmo dia as crianças foram devolvidas para Lucimara, que foi notificada. O caso foi encaminhado ao Ministério Público e as irmãs devem responder por abandono de incapaz. Até ontem à tarde, Luciana não havia sido localizada.
A conselheira Marili Azanha Diório disse que as crianças foram devolvidas porque o órgão trabalha para criar estruturas que possibilitem as mães de continuar com seus filhos. A Lucimara foi orientada sobre suas obrigações e informada de que, a partir de agora, ela e Luciana serão fiscalizadas. É um trabalho a longo prazo, disse.
Segundo a conselheira, Lucimara afirmou que ela e a irmã se prostituem para sustentar os filhos. O Conselho informou que, se for necessário, vai oferecer cestas básicas à família.