A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou o projeto do deputado estadual João Techy Filho (PPB), que autoriza a realização de um plebiscito em Prudentópolis (64 quilômetros a leste de Guarapuava). O plebiscito, que será realizado no final de 1999, vai decidir sobre a emancipação de várias comunidades, que formariam o município de Serra Kalena. Se for aprovado, o futuro município terá cerca de 6 mil habitantes, com uma área de mil quilômetros quadrados.
O deputado Techy Filho argumenta que o município de Prudentópolis tem uma extensão de 2,4 mil quilômetros quadrados e a distância entre a cidade e algumas localidades chega a 100 quilômetros. ‘‘Prudentópolis não tem receita suficiente para dar assistência ao município todo. A população daquela região é pouco beneficiada devido a distância’’, justifica.
Ele disse ainda que, segundo vereadores da Câmara Municipal de Prudentópolis, a prefeitura investe apenas R$ 10 mil na região onde seria o novo município. ‘‘Se fosse outro município, a Serra da Kalena receberia cerca de R$ 150 mil do FPM, ICMs e royalties provenientes da área de preservação ambiental’’. Techy ressalta que não há resistências contra o desmembramento.
Caso seja criado, Serra da Kalena vai abranger as localidades de Jaciaba, Ligação, Herval Grande, Vista Alegre, Pimental, Perobas, Alto da Barra Grande, Faxinal da Boa Vista, Água Quente, Poço dos Anzóis e Rio Barra Grande, que será a principal linha divisória entre Serra da Kalena e Prudentópolis.
O nome Serra da Kalena foi escolhido porque a árvore kalena, comum na Europa, vai ser cultivada na região. Serra foi incluído no nome porque a região apresenta muitas montanhas. No plebiscito, a população também vai decidir onde será a sede do futuro município.

mockup