Os visitantes da ExpoLondrina podem conferir uma grande variedade de flores e plantas na ExpoFlores, que fica no Pavilhão Manoel Ribas, no Parque Ney Braga (zona oeste de Londrina) . De orquídeas, plantas aquáticas, flores secas às ornamentais, decorativas e de corte, as opções agradam e chamam a atenção de quem circula pelo espaço. “São todos produtores e revendedores locais que estão apresentando o que é produzido na região”, ressalta Bruno Melegari, especialista em orquídeas e um dos organizadores da ExpoFlores.

Para mostrar a diversidade da produção local, o espaço conta com produtores de vários segmentos. Melegari, por exemplo, trouxe dezenas de tipos de orquídeas, entre elas a “Baunilha”, uma espécie exótica, a única comestível no mundo e bastante aromática. Também estão expostos exemplares da “Doritis”, que chamam a atenção pelas suas flores pequenas e delicadas, e a “Cattleya”, que tem como diferencial o formato das flores e um perfume especial.

LEIA TAMBÉM:

= Domingo de Páscoa confirma programação farta da ExpoLondrina

= Alunos da rede municipal são premiados em concurso da Expocultura

A produtora Deise Lima e Silva está expondo uma diversidade de suculentas e plantas ornamentais. Entre as que mais chamam a atenção está a suculenta Rabo de Macaco, que cresce verticalmente e é muito usada para projetos paisagísticos. Já a Graveolens Ruby se destaca pela pigmentação, que muda conforme o sol; a Trompete, pelo formato semelhante ao instrumento musical; e Tabuliforme, por lembrar uma Vitória-régia. “As suculentas são plantas perenes, que gostam de sol pleno e muito usadas para ornamentação”, explica.

Ela ainda trouxe para a feira plantas ornamentais, como a Jiboia, as Peperômias e a Monstera Oblíqua. Destaque para a Ceropegia, uma trepadeira com flores em um formato único e especial. Sila conta que na ExpoLondrina representa uma associação de mulheres que cultivam flores na região da Estrada do Limoeiro (zona leste). “Estamos unindo forças para trabalhar nesse mercado de flores”, frisa ela.

No pavilhão, os visitantes ainda podem conferir as plantas aquáticas, como o Alface d´água. Além disso, se destacam as plantas ornamentais, muito aplicadas na decoração de eventos, como o Gengibre ornamental, o Bastão do Imperador e a Heliconia Bihai, conhecida como Pássaro-de-fogo.

CURSOS

Além de visitar e conhecer as plantas, os visitantes têm a oportunidade de fazer cursos e aprender a cultivar e cuidar das plantas. Bruno Melegari vai ministrar cursos aos sábados e domingos durante a feira sobre cultivo e replante de orquídeas. Os cursos são gratuitos e acontecerão no próprio espaço da ExpoFlores, sempre às 15h. O professor e especialista Ricardo Faria também vai realizar o curso Cultivo Prático de Orquídeas, no dia 14 de abril, às 15h, no Pavilhão Smart Agro. (Com informações da SRP)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.