Paulo Ubiratan
De Londrina
‘‘Parece que estes anjos caíram do céu e vieram dar alegria a estas crianças que sofrem. Meus filhos e os outros doentinhos ficam iluminados e parece que melhoram com a presença desta turma’’, disse Maria de Lurdes Adamos, mãe de um menino de 5 anos internado no Hospital Universitário (HU) de Londrina, referindo-se à trupe do Plantão Sorriso. O grupo tem a finalidade de visitar hospitais e levar alegria às crianças doentes. Conforme a coordenadora Luciana Bazzo, o trabalho do Plantão Sorriso é pioneiro na região sul do Brasil.
Ontem à tarde, tudo era festa na ala de pediatria do HU. Para comemorar três anos de atividade, a trupe reuniu crianças e mães para participar das brincadeiras. Desde que foi criado, 10 mil crianças assistiram e participaram das apresentações do Plantão Sorriso, que há dois meses também se apresenta no Hospital Infantil.
As apresentações são feitas por atores vestidos de palhaços. Os diálagos se baseiam em roteiros que permitem também o improviso e muitas brincadeiras. O grupo é composto por Emilia Miazaki, Maria Amélia Melo, Sérgio Melo e Rafael Ferraz. Os roteiros e as brincadeiras são produzidas por Ricardo Queirolo, conhecido como palhaço ‘‘Picolino’’.
‘‘O Plantão Sorriso serve para despertar a auto-estima das crianças doentes, mostrando que dentro do hospital pode existir alegria. Temos experiências que mostram que esse trabalho traz benefícios físicos, sociais e sociológicos para os pacientes e seus familiares’’, afirmou a enfermeira do setor de pediatria do HU, Rosely Antunes da Silva.
Para a atriz Emilia Miazaki, o trabalho é gratificante. ‘‘Sabemos que contribuimos para a felicidade e cura destas crianças’’.
Até o ano passado, o Plantão Sorriso vinha funcionando com o apoio de empresas particulares. Mas este ano o apoio acabou. Quem quiser ajudar o grupo pode ligar para a coordenadora Luciana Bazzo no telefone 994-3309.

mockup