Piraquara não quer bebar água da barragem do Iraí
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de setembro de 2001
Ellen Taborda<BR>De Curitiba 
Os moradores de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, estão se mobilizando contra o abastecimento da população pela água da barragem do Iraí. De acordo com a Sanepar, a partir de dezembro, 25% da água que abastece o município virá da reserva, comprometida com o problema da proliferação de algas desde o início do ano. Uma audiência pública hoje à noite vai definir ações contra o projeto.
A moradora do bairro Guarituba, Iracema Tinte, 35 anos, se nega a ser abastecida pela represa do Iraí. ''Nós, que moramos em um município de mananciais, teremos que engolir água ruim?'' Ela já começou a construir um poço no quintal de casa. ''E se vier a água do Iraí eu tiro o hidrômetro e mando a Sanepar levar embora.'' Iracema, que mora com os três filhos e o marido, afirma que usa a água da barragem do sistema Caiuguava/Carvalho para beber e para cozinhar. ''Ela é boa e pura. Por que substituir por uma com gosto e cheiro?''
''Tem que protestar, impedir que essa água venha'', afirmou a dona de casa Maria Aparecida de Souza, 53 anos. Ela, que mora com o marido e dois netos no bairro Vila Santiago, disse que não vai permitir que a família use a água. Iracema contou que tem parentes em Pinhais, município vizinho abastecido pelo Iraí. ''Já vi gente doente lá por causa da água.''
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Piraquara, o vereador Gabriel Samaha (PPS), não haveria necessidade de se utilizar a barragem do Iraí. ''O sistema já utilizado tem condições de abastecer o município. O que a Sanepar precisa fazer é investir para aproveitar melhor a capacidade dele.'' O assunto será discutido na audiência, marcada para as 19h30, na Câmara Municipal. Além de ações contra o abastecimento pelo Iraí, serão discutidas na reunião o projeto de lei 4147/2001, que tramita no Congresso e prevê mudanças na concessão da água. ''Vamos ainda discutir sobre o contrato que a Sanepar tem com o município. Com os nossos mananciais abastecemos boa parte de Curitiba e região e o que recebemos em contrapartida?'', perguntou o vereador.
De acordo com o gerente de operações da Sanepar, Péricles Weber, a única alternativa encontrada para acabar com problemas de abastecimento em Piraquara foi a barragem do Iraí. Ele contou que o sistema Caiuguava/Carvalho não pode ser ampliado. Mas Weber afirmou que a água que Piraquara receberá do Iraí não será a mesma que hoje abastece 70% de Curitiba e região metropolitana. ''Até dezembro já estará pronta a nova estação de tratamento, que utilizará processos mais eficientes para eliminar as algas.'' O abastecimento de Piraquara tem um déficit diário de 30 litros por segundo, o que afeta bairros localizados em regiões mais altas. A Sanepar está concluindo uma adutora e um reservatório que irão integrar com o sistema do Iraí. Toda a água será misturada à captada do Caiuguava/Carvalho e então distribuída à população.


