Peabiru A pintura de um obelisco na Praça Eleutério de Andrade, no centro de Peabiru (12 km ao norte de Campo Mourão), vem causando polêmica na cidade. O monumento foi pintado de verde e desagradou a maioria dos moradores. O assunto já chegou à Câmara de Vereadores.
''Houve um grande equívoco e a pintura deve ser retirada'', disse o vereador Wilson de Carvalho (PFL), autor do requerimento que pediu a volta do obelisco à cor original. O pedido foi aprovado por unanimidade. Segundo ele, o monumento é feito numa pedra especial e não poderia receber tinta.
O pedido da Câmara é para que a pintura seja retirada até agosto, quando Peabiru realiza a Festa do Carneiro ao Vinho, o prato típico do município. ''Vem muita gente de fora para a festa e estamos com medo de passar vergonha'', frisou Carvalho. As placas de bronze foram pintadas de preto. O obelisco é o marco do início de Peabiru.
O secretário geral da prefeitura, Sérgio Izeli, disse que, a princípio, não há nenhuma determinação de retirar a pintura do monumento. ''O obelisco passou por restauração e não perdeu a sua originalidade'', informou.
''O obelisco estava encardido e passava despercebido, mas chamou a atenção com a pintura nova. Algumas pessoas gostaram, outras não'', comentou Izeli. O verde foi adotado por ser a cor predominante na bandeira do município.