Gilson AbreuEscola Estadual Conselheiro Zacharias se rendeu à ação de pichadoresBasta passear pelas ruas de Curitiba, até mesmo sem prestar muita atenção, para perceber o enorme número de muros, monumentos públicos e outros imóveis que estão completamente pichados. Sem saber como acabar com a ação dos vândalos, muitos proprietários ou responsáveis pelos imóveis desistiram de lutar contra eles.
‘‘Pela primeira vez, começaremos nosso ano letivo, na segunda-feira, com o muro totalmente pichado’’, afirmou a diretora da Escola Estadual Conselheiro Zacarias, Valdecir Simeoni. A instituição está localizada na esquina das ruas Ubaldino do Amaral e Itupava. A diretora acredita que o vandalismo seja resultado da proximidade da escola ao Estádio Couto Pereira, no Alto da Glória.
‘‘Eu sei que quem faz isto é a torcida Império Alviverde, até já mandei um comunicado para o clube, mas não adiantou’’, explicou Valdecir. Segunda ela, a pintura do muro tem um custo mínimo de R$ 1.500,00 e as verbas estaduais repassadas à escola não são suficientes para pagar a obra. ‘‘Eu sei que a imagem da escola fica comprometida com a pichação, mas não temos dinheiro para mudar a situação’’.
Segundo Valdecir, os telefones públicos dentro da escola nunca foram danificados e as paredes jamais foram pichadas. ‘‘Da porta para fora é um outro mundo’’, diz. A escola tem 1.240 alunos matriculados. (S.M.)

mockup