Pião moderno vira mania entre meninos
Neste ano, a febre entre a garotada é uma versão moderna dos tradicionais piões de madeira batizada de ''baybleid'' e inspirada em um desenho animado. Não é exagero dizer que o brinquedo é o preferido de 10 entre 10 meninos, e até de algumas meninas. Nas lojas especializadas de Londrina, encontrar a versão original do brinquedo é coisa rara.
Para renovar seu público, além de um novo nome, os piões foram equipados com luzes, sons e partes metálicas. No lugar do cordão que fazia o antigo brinquedo girar, agora existe uma haste de plástico e um lançador que põem o pião em movimento. Com mais facilidade no lançamento, as ''baybleids'' ganharam a preferência da criançada.
Mas para explicar a razão de tanto sucesso, ninguém melhor do que as próprias crianças. Os gêmeos Gustavo e Fernão Galvão de França mais os amigos Igor Eiji Avelar e Matheus Rufileide, todos com sete anos, revelaram alguns segredos do brinquedo.
Segundo os ''especialistas'', as ''baybleids'' foram inspiradas no desenho de mesmo nome que é exibido todas as manhãs na TV. Cada ''baybleid'' possui uma ''Fera Beat'', uma figura de animal com poderes que aparece na versão televisiva. Depois de definidas as ''baybleids'' e os combatentes, é só acoplar o lançador e jogar. O vencedor é aquele que girar mais rápido e que conseguir dar mais batidas na peça do concorrente. A batalha pode acontecer no chão ou em arenas específicas, também vendidas nas lojas.
''Na escola é o maior sucesso'', contou Igor. Todos os seus colegas têm e ''até as meninas também gostam de jogar''. Mas o que fascina tanto as crianças? ''O que eu gosto mais é quando elas batem e quando rodam bastante'', apontou Fernão. Gustavo não concordou com o irmão: ''Eu acho mais legal o pião delas''. Já Matheus lembrou que as ''baybleids'' mais fortes são as mais caras.
E, aos pais, eles já avisaram que vão pedir mais ''baybleids'' até o Natal. Isso explica porque, nas lojas especializadas, o estoque acabou há quase um mês e os novos pedidos somem das prateleiras logo que são descarregados. As cópias são encontradas com mais facilidade em lojas de artigos importados e custam entre R$ 10,00 e R$ 12,00 praticamente a metade do preço do original.
Por fim, os garotos entrevistados mandaram um último aviso ao Papai Noel: querem outros presentes para o Dia de Natal.





