A Polícia Federal de Foz do Iguaçu realizou ontem, na Ponte da Amizade - fronteira entre o Brasil e o Paraguai -, uma operação para coibir a permanência ilegal de estrangeiros no País. Cerca de 100 pessoas que estavam em situação irregular foram encaminhadas para a Delegacia da PF e autuadas. Durante a operação, cerca de 800 pessoas foram abordadas.
Na delegacia elas receberam a notificação de multas, que variam de 7,7 a 777 UFIRs. Cada dia de permanência irregular no Brasil custa 7,7 UFIRs ao estrangeiro. A UFIR está este mês em 0,9611. Muitos estrangeiros foram notificados a deixar o país em 3 ou 8 dias, dependendo do caso. Ao contrário serão deportados ao país de origem. Quem entrou clandestinamente tem apenas três dias para deixar o Brasil. Foram autuados principalmente coreanos, árabes, chineses, paraguaios e argentinos.
A realização desse tipo de operação foi definida em dezembro, quando o ministro da Justiça do Brasil, Íris Rezende, e os ministros do Interior da Argentina, Carlos Corach, e do Paraguai, Miguel Angel Ramírez, estiveram reunidos em Foz do Iguaçu para discutir o combate ao contrabando, narcotráfico e terrorismo na fronteira dos três países.
Segundo o delegado da PF, Céber Alves, a operação realizada ontem foi preliminar e deve ser realizada pelo menos um vez por semana. ‘‘Coletamos informações para que possamos ter dados estatísticos sobre o número de estrangeiros que vivem em Foz’’, afirmou.
Durante a operação a PF prendeu o paraguaio Edson da Silva Algarin, que tentava atravessar a Ponte da Amizade em um veículo Gol de cor preta, placas AJA-1270 (Foz), que havia sido roubado anteontem em Foz. No momento da apreensão o Gol estava com placas falsas, roubadas de outro carro.

mockup