As substituições cada vez mais frequentes de comando não atingem apenas o 5º Batalhão da Polícia Militar em Londrina. A chefia da Delegacia da Polícia Federal no município também vai trocar de mãos pela quarta vez nos últimos quatro anos. O delegado-chefe Kandy Takahashi passará o cargo hoje para o colega Evaristo Kuceki, que chega transferido de Curitiba.
Kuceki tem 45 anos e entrou para os quadros da Polícia Federal em janeiro de 1984. Um dos inquéritos de maior repercussão que presidiu foi um desastre ambiental registrado no Porto de Paranaguá em 2001: um vazamento de nafta (derivado de petróleo) do navio Norma, pertencente à Petrobrás, que provocou a morte de uma pessoa.
A cerimônia de posse de Kuceki está marcada para as 15h30 de hoje, na Casa da Amizade (Zona Sul), e contará com a presença do superintendente da PF no Paraná, Delci Carlos Teixeira. Este é o quarto delegado diferente que chefia a PF em Londrina desde julho de 2003, quando o delegado João do Prado foi substituído por Sandro Roberto Viana dos Santos. O londrinense foi exonerado do cargo em agosto de 2005, sob fortes rumores de que a troca teria tido motivação política. Na ocasião, Élcio Fuscolin assumiu a chefia da delegacia até março de 2006, quando se aposentou. O posto foi assumido interinamente por Takahashi, que agora volta à sua antiga função.

mockup