PF prende quadrilha que fraudava a Previdência
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 03 de dezembro de 2008
Thiago Alonso<br>Equipe da Folha 
Uma quadrilha foi presa ontem, em Curitiba, por fraudar benefícios do auxílio doença previdenciário. A operação Distimia foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) e envolveu o Ministério da Previdência Social e o Ministério Público federal. A quadrilha, formada por um servidor da Secretaria Estadual da Saúde, a filha e o genro dele, um médico particular e um funcionário, possuiria mais de 4 mil clientes na Capital. Se o número for mesmo confirmado, o prejuízo inicial para a Previdência Social pode chegar perto dos R$ 8 milhões.
A quadrilha atuava em Curitiba desde 2004 e mantinha dois escritórios na cidade, localizados no bairros do Pinheirinho e Capão Raso. Neles, emitia atestados médicos falsos, muitas vezes com a participação de outros médicos, e instruía como as pessoas deveriam agir durante os exames médicos periciais. A farsa induzia ao erro os peritos da Previdência Social, que concediam o benefício do auxílio-doença para quem não necessitava dele. Até agora, não há indicíos de envolvimento de peritos.
A quadrilha dava as orientações em troca de parte do benefício do envolvido. De acordo com o delegado-chefe da Delegacia de Combate à Crimes Previdenciários do Paraná, Fabiano Bordignon, muitas pessoas que receberam o auxílio-doença foram flagradas trabalhando normalmente. Agora a PF vai fazer um levantamento para identificar o possível envolvimento de outros médicos na fraude de atestados, como desconfia a PF.
Os cinco presos vão responder por crime de estelionato e formação de quadrilha. As pessoas que receberam o auxílio doença indevidamente passarão novamente pela perícia. "Caso a fraude seja comprovada, o benefício será suspenso e estas pessoas também responderão pelo crime de estelionato", diz o delegado. De acordo com Bordignon, dos 4 mil suspeitos de envolvimento com a quadrilha, pelo menos um terço tenha realmente participado da fraude. "Vamos fazer todos os esforços para chegar aos envolvidos", afirma o delegado da PF. Durante a força-tarefa que resultou nas prisões, foram expeditos oito mandatos de busca e apreensão, além dos cinco mandatos de prisão temporária.
Desconfiança
Eliane Schimidt, gerente da Regional Sul da Previdência Social, alerta as pessoas que os serviços da Previdência são gratuitos. As dúvidas sobre como receber o benefício do auxílio-doença devem ser sanadas diretamente nas agências da Previdência. "Quem oferece vantagem na relação entre o cliente e a Previdência é passível de desconfiança", comenta Eliane. Agora, o órgão vai fazer a revisão do processo de todos aqueles que estiverem relacionados com a fraude. "Quem estiver envolvido com crime terá de responder por ele", diz ela.


