São Paulo - Duque tem só três patinhas, mas é ativo e brincalhão. Francisco é um cão idoso, diagnosticado com leishmaniose e que logo conquistou a família. Ambos foram resgatados na região de Brumadinho (MG) e conseguiram uma família. Desde o rompimento da barragem B1, em janeiro de 2019, animais domésticos e silvestres encontrados em áreas atingidas e em locais de obras emergenciais são atendidos e passam por reabilitação na Fazenda Abrigo de Fauna, mantida pela Vale. Outros pets também são deixados ali voluntariamente por seus tutores para adoção.

Imagem ilustrativa da imagem Pets deficientes e idosos buscam adoção em Brumadinho
| Foto: iStock

Atualmente, cerca de 160 aguardam por uma família, entre eles 40 cães e 5 gatos especiais. São animais que precisam de cuidados extras devido a problemas físicos ou idade, mas que são verdadeiros amigos.

Segundo a Vale, as deficiências mais comuns entre os pets para adoção são sequelas de atropelamentos e de maus-tratos, como cegueira, paralisia e amputação de algum membro. Há ainda casos provocados por problemas de saúde, como a diabetes.

Duque é um desses animais e passou por um longo processo até ser liberado para adoção. "A limitação física foi apenas um detalhe. Ele se adaptou rapidamente à nossa casa e à família, é um animal especial em todos em sentidos", diz o tutor, Rogério Ramos.

Magda Castro, analista ambiental e gestora da Fazenda, lembra que animais com mais idade ou com necessidades especiais também precisam de um lar - e são carinhosos e companheiros como qualquer outro clinicamente saudável ou mais jovem. Segundo ela, esses pets acabam esperando até sete vezes mais na fila de adoção. "Quando esses animais são adotados, eles passam a se sentir aceitos, integrados e se adaptam à uma nova realidade, ao tutor e à família que os recebe. Os animais são agradecidos e isso transcende, é possível sentir", afirma.

Francisco, hoje com a doença controlada, convive bem com outros animais e com família. A tutora, Gabrielle Dias, conta que não hesitou em adotá-lo e que o cãozinho ajudou seu avô a superar uma depressão.

Ao longo de 2020, 153 pets abrigados na unidade foram adotados, incluindo 18 cães e gatos especiais. Quem está pensando em aumentar a família pode conhecer os animais disponíveis no abrigo virtual, pelo site vale.com/melevapracasa. Além da foto, há informações sobre o sexo, porte, saúde e uma descrição sobre o temperamento do pet.

O processo de adoção pode ser realizado a distância, com entrevistas virtuais. Mas, confirmado o interesse, veterinários fazem uma visita técnica ao candidato, já que o pet especial precisa de ambiente sujeito a adaptações. A empresa afirma que acompanha o animal ao longo dos primeiros seis meses.

A ação faz parte do Plano de Proteção à Fauna, apresentado pela Vale aos órgãos públicos. O rompimento da barragem da Vale, há dois anos, deixou 270 mortos. Onze pessoas continuam desaparecidas.