Pesquisa mostra variação de até 700%
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Da Sucursal
A comparação de preços de consumo básico realizada pelo Procon/Paraná mostra diferenças acima de 700% entre supermercados de Curitiba. No total foram pesquisados 136 itens em 11 supermercados. Dez produtos apontaram variação acima de 200%. O diferença maior foi para o preço do quilo da laranja pêra que teve preço variando de R$ 0,10 a R$ 0,89 ou 790%. A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 deste mês e divulgada ontem.
Segundo a análise da Divisão de Estudos e Pesquisas do Procon, a Rede Master apresentou o melhor preço em 56 produtos e preços maiores para seis itens consquitando, na semana, o primeiro lugar no ranking.
Em último lugar ficaram empatados os supermercados Condor, Real e Mercês. Este último constando na pesquisa como primeiro lugar em preços altos.
Dos dez itens com maior variação de preços entre os supermercados, nove são hortifrutigranjeiros. Confirmando a pesquisa realizada pela divisão de controle estatístico da Secretaria Municipal do Abastecimento, apontando alta nos preços desses produtos devido às fortes chuvas durante a semana passada.
Os aumentos superiores a 2% em relação a pesquisa anterior, considerando o preço médio dos produtos foram constatados em 40 itens. As variações mais expressivas de preços foram: o tomate (50,71%), a melancia (38,91%), a cebola (33,68%), o fubá de milho (29,17%), o café torrado e moído Alvorada (15,72%), a mortadela Batavo (15,61%), a carne moída de 1ª (13,99%) e a batata binge (13,76%).
Segundo os analistas do Procon, a concorrência entre as maiores redes, as promoções e o problema ocorrido com os hortifrutigranjeiros foram os responsáveis pela diferença de preços. O Procon deixa na recepção, todas as semanas, o resultado da pesquisa e atende os consumidores também por telefone para orientar sobre os preços em Curitiba.
A próxima pesquisa que será realizada pelo Procon envolverá os ovos de Páscoa e divulgada até uma semana antes do dia 30.