Perueiros prometem retomar atividade hoje
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 05 de agosto de 2002
Marcos Espíndola<BR>Reportagem Local 
Os proprietários de vans pretendem retomar hoje de madrugada o serviço de transportes de associados em Londrina. Trata-se de mais um capítulo na queda de braço entre a Associação Paranaense de Auto Desenvolvimento Educacional, Social e Cultural de Londrina (Apadesc) que propõe o novo serviço de transporte de passageiros e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
Na manhã de sábado, duas vans foram retidas pela fiscalização da companhia, sob a alegação de estarem fazendo o transporte clandestino de passageiros. Ontem, o advogado da Apadesc, Álvaro Bressan, recorreu ontem à Justiça para garantir a liberação dos veículos e o serviço.
Durante o dia de ontem as vans deram uma trégua à fiscalização da CMTU. No estacionamento do Hotel Berlim (centro), ponto de concentração das vans da Associação, havia apenas um veículo à tarde. Mas, conforme o conselheiro da Apadesc, João Cândido, a entidade está planejando para hoje a retomada do serviço paralisado desde a manhã de sábado. ''A partir das 5h45min estaremos transportando os nossos associados da linha centro/Vivi Xavier (zona norte)'', informou o conselheiro, numa clara alusão a uma das linhas executadas pela Empresa de Transporte Coletivo Grande Londrina.
Em tom de desafio, Cândido reforçou que não só serão transportados os associados como novas inscrições serão feitas. Basta para isso, explicou o advogado, o passageiro se cadastrar ao quadro associativo da entidade. Ele disse que somente em dois dias de atividades quinta e sexta-feira passadas foram recolhidas 2,3 mil adesões de associados. ''Dessa forma em um mês de serviço teremos 20 mil associados'', presumiu.
O advogado aguarda para hoje um posicionamento da Justiça sobre um pedido de retratação, encaminhado na tarde de ontem. A medida vem reforçar outro mandado de segurança com pedido de liminar, encaminhado no dia 26 de julho. Segundo o advogado, na ocasião, o juiz responsável pela análise da liminar solicitou à CMTU que se manifestasse dentro de dez dias sobre o assunto. ''Embora não tenha concedido a liminar, o processo também não foi extinto'', ressaltou Bressan, entendendo que a apreensão das duas vans no sábado poderá resultar no concessão da liminar.
Para ele, o trabalho da Apadesc e de seus conveniados tem amparo na Lei de Concessões Públicas e no Código Nacional de Trânsito. ''Uma organização privada não precisa de concessão para transportar'', advertiu Bressan. Mas a CMTU garante que a iniciativa da Apadesc é irregular e pretende também agir na mesma proporção das ações da entidade e seus conveniados. As blitze da CMTU, em parceria com a Polícia Militar, vão continuar. ''(O transporte por vans) é ilegal. A intenção da Apadesc não é beneficiar os seus associdados, mas simplesmente os perureiros, prejudicando a cidade'', afirmou o diretor de fiscalização do trânsito da CMTU, Álvaro Grotti Júnior.


