Perdi visibilidade e bati o carro
Mario CesarVisão encobertaA contato publicitária Silvia Werner estava saindo do prédio; afirma que teve a visão dificultada por causa de uma caçambaUma caçamba colocada na avenida Inglaterra, zona sul de Londrina, foi responsável por um acidente de trânsito ocorrido na manhã do último sábado. A contato publicitário da Folha, Sílvia Marina Werner, estava saindo da garagem do prédio onde mora, com o Corsa AGD-3760, mas teve a visão da avenida encoberta pela caçamba, colocada no lado esquerdo da saída do prédio. Ela precisou avançar o carro sobre a rua, para tentar ter mais visibilidade, e acabou sendo atingida por outro carro, uma Caravan ADG-8592, que trafegava pela avenida Inglaterra.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido no acidente. Foi uma questão de segundos. Perdi a visibilidade por causa da caçamba, reclama Sílvia. O motorista da Caravan, o comerciante José Maria Vilas Boas, concorda com ela e culpa a caçamba pelo acidente. Ele explica que trafegava na pista da direita e, quando viu o carro entrando na rua, não conseguiu frear a tempo. Ele diz também não foi possível desviar para a esquerda, porque tinha um outro veículo na lateral. A hora que ela saiu do portão não deu para tirar, estava muito perto. Freei mas não deu, diz.
Sílvia Werner observa que a avenida é muito movimentada e que diversos moradores do prédio já estavam reclamando da caçamba - colocada no local há aproximadamente 15 dias para atender reforma do prédio ao lado. À noite, ela diz, a visão é facilitada pela luz dos automóveis, mas durante o dia a situação piora. Ela acredita também que deveria haver critérios mais rigorosos para permitir a colocação da caçamba ao lado das calçadas, para evitar acidentes como o de sábado.
A Polícia Militar esteve no local, logo após o acidente, e constatou que a caçamba estava colocada dentro dos critérios estabelecidos pela lei - ou seja, ocupando o mesmo espaço onde é permitido estacionar um automóvel. Jonas da Silva, assessor comercial da Comurb, informa que nestes casos não é possível fazer nada, já que não há transgressão da empresa. Mas para evitar que acidentes desse tipo voltem a ocorrer, ele diz que vai estudar alguma alternativa para incorporá-la na proposta de alteração da lei 6.521.
O acidente de sábado não foi o primeiro provocado por uma caçamba. No mês passado, o motociclista Lucas Hissashi Morimoto, 19 anos, acabou morrendo depois de bater numa caçamba, no Jardim Bela Suíça, (também zona sul de Londrina). Nesta caso, também não havia irregularidade na colocação da caçamba.





