Pequenos alertam pais sobre os riscos do cigarro
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 01 de setembro de 2004
Caroline Vicentini<br>Reportagem Local 
Chocalhos, apitos e cartazes foram as armas utilizadas por um exército mirim no combate ao tabagismo. Na manhã de ontem, 60 crianças do Centro de Educação Infantil Ana Proveller, localizado no Jardim Paraíso (Zona Norte), realizaram uma passeata pelas ruas do bairro. Segundo a coordenadora geral da instituição, Esterlita dos Santos Steiner, o objetivo do evento é conscientizar os alunos e os pais sobre os malefícios do cigarro. ''Os próprios alunos trouxeram para a sala de aula a preocupação sobre o assunto'', explicou.
De acordo com a professora Avanilde de Freitas Martinez, mais de 80% das crianças da escola convivem com pais tabagistas. ''Por isso a importância de destacar também os riscos a que estão expostos os fumantes passivos'', ressaltou. O pequeno Allan, 5 anos, reclama do hábito do pai. ''Quando ele fuma, começo a tossir'', conta.
Durante a passeata, os pequenos mostraram que aprenderam a lição. ''Fumar faz muito mal para os pulmões e o coração'', ensina Lucas, 5 anos. Renata, 5, também está bem informada sobre os riscos do tabagismo; agora, é convencer o pai a abandoná-lo. ''Já falei para ele que o cigarro prejudica a saúde'', garante.
A passeata contou com o apoio do projeto comunitário 'Vida Total', onde voluntários ministram cursos sobre vários assuntos, entre eles, como parar de fumar. O próximo será no Jardim Paraíso, a partir do dia 18 de setembro, com duração de sete dias. Mais informações pelo telefone 3345-1805.


