Pela renovação da fé
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 09 de junho de 2016
Viviani Costa<br>Reportagem Local 
A economia suada feita no dia a dia; a venda de pastéis, pizzas e doces após as celebrações e a ajuda da família de 22 jovens criaram uma corrente de solidariedade para que o grupo possa embarcar no dia 17 de julho para a Polônia. A cidade de Cracóvia será palco da 31ª edição da Jornada Mundial da Juventude, evento que reúne milhares de católicos a cada três anos.
A última edição, realizada no Rio de Janeiro, contou com a participação de mais de 3 milhões de jovens. O comerciante Renato Menezes esteve por lá. "Foi incrível, foi fantástico... Foi uma experiência de muito aprendizado. Cada pessoa trouxe uma realidade diferente e todos compartilharam a fé que vivenciam todos os dias", destacou. Para participar do evento em 2013, Renato pediu demissão do emprego e seguiu viagem. "Quando voltei, meu pai me fez a proposta para que eu começasse a trabalhar com ele." No final do evento no Brasil, o papa Francisco anunciou a Polônia como sede da Jornada de 2016. "Vai ser minha primeira experiência fora do país", contou ansioso.
O evento será realizado entre os dias 25 e 31 de julho. Mais de 15 horas de voo separam os jovens de Londrina do destino final. A viagem começou a ser organizada há 18 meses. Estudante de Medicina Veterinária, Bárbara Pascoal quase foi obrigada a desistir. Um imprevisto a fez desembolsar todas as economias. "Tive um problema de saúde, mas Deus abençoou a minha avó e ela me ajudou", explicou animada.
Os participantes que seguem para a Jornada levam objetos para trocar com jovens de outros países. Bárbara também participou da última edição do evento e mantém amizades desde o encontro no Rio de Janeiro. "Quero experimentar novamente o que Deus tem reservado para mim."
A estudante de Direito Bruna Fiorim conseguiu o apoio da mãe para arrecadar os recursos. "Ela me pagou para fazer os serviços de casa e eu também fiz fuxico para vender. Deu certo!", disse animada. "É muito bom perceber que milhares de jovens, de tantas outras culturas, têm os mesmos ideais que nós e que buscam estar mais perto de Deus", completou.
Para viabilizar o passeio, o padre Romão Martins, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, intercedeu pelo grupo e procurou a proprietária da agência de turismo Sacratour, Larissa Calsavara. "Ele pediu uma viagem a preço de custo. Fizemos o levantamento dos preços e não estamos ganhando nada pela organização. Temos feito isso como agradecimento a Deus das coisas que Ele tem feito por nós", afirmou.
Os fornecedores também colaboraram e a viagem ao leste europeu vai custar cerca de US$ 3 mil. O valor inclui as passagens aéreas, o transporte terrestre e as taxas do chamado kit peregrino para a utilização da estrutura que estará disponível no evento. Na Polônia, o grupo deve enfrentar temperaturas que variam entre 12ºC e 23ºC. Os jovens também vão conhecer alguns pontos turísticos do leste europeu.
A estudante de Direito Julia Nogima também está ansiosa pelo embarque. "A figura do Papa Francisco passa muita paz e harmonia. Essa região que a gente vai visitar foi uma das áreas em que ocorreram os conflitos com os migrantes. A gente vive um momento em que o ódio está sendo propagado de uma forma que eu nunca vi antes. Espero que a fé de todos seja renovada diante desse caos que a gente vive", ressaltou.
VALORES DURADOUROS
A primeira Jornada Mundial da Juventude foi realizada em 1985 pelo papa João Paulo II, que nasceu na cidade de Wadowice, a 52 km de Cracóvia. Para o padre Romão, a ida do grupo fortalece a fé e a união entre os jovens. "Nós vivemos uma sociedade da exploração, da competição, do consumo, do prazer. A sociedade está carente de valores duradouros que, de fato, aquecem o coração e preenchem a vida. O papa Francisco tem chamado a atenção para a essência do Evangelho e, com isso, tem atraído pela simplicidade", ressaltou.
"É importante que os jovens observem além das suas fronteiras e se sintam irmãos de toda a humanidade. Formamos uma imensa família. Podemos até falar línguas diferentes, mas acreditamos no mesmo amor e na mesma misericórdia", finalizou padre Romão.
Os jovens retornam a Londrina no dia 2 de agosto. Por enquanto, o grupo continua empenhado em arrecadar recursos. Neste final de semana, os jovens vão vender canjica e algodão doce durante a Festa Junina que será realizada na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, na Avenida Maringá. O evento começa as 19 horas e vai até as 23 horas, nos dois dias de festa.


