O feriado da Sexta-Feira Santa foi a oportunidade que muitos consumidores encontraram para realizar as compras de peixes e ovos de chocolate, símbolos da Páscoa para várias famílias. Em sua 27º edição, em seu último dia, a Feira do Peixe Vivo reuniu centenas de consumidores, ávidos para escolher o peixe de sua preferência e fresquinho.

Cliente fiel do evento anual, o corretor de seguros João Luiz Ferreira, 60 anos, garantiu duas qualidades de peixes de água doce para preparar com muito prazer em sua casa. "Faço questão de prestigiar os criadores", sustenta. O matrinxã será frito, já a carpa, assada. Morador do jardim Shangri-lá, região oeste de Londrina, Ferreira comenta que sua habilidade na cozinha é fruto da convivência com a mãe, a mineira Messias, já falecida, mas que deixou a ele grandes heranças como a alegria de cozinhar.

Último dia da Feira do Peixe Vivo atraiu clientes fiéis e novos
Último dia da Feira do Peixe Vivo atraiu clientes fiéis e novos | Foto: Walkiria Vieira

Dinâmico, o vendedor Paulo Pereira, 48 anos, considera que a feira iniciada no dia 31 de março foi organizada e permitiu que toda população revivesse o festival com alegria e a valores acessíveis. Do ponto de vista do produtor Rafael Moritz, em 2020 foi muito frustrante o cancelamento da feira em razão da pandemia, uma vez que estava tudo organizado para que a feira fosse realizada. "Mas conseguimos fazer as vendas para peixarias e mercados, mas não foi a mesma coisa".

Satisfeito com a permissão da feira em 2021, o criador que concentra a piscicultura no Distrito da Warta recorda que desde os oito anos de idade acompanha os pais durante os dias de feira e que neste ano as vendas foram excelentes. "Fizemos um planejamento para comercializar três toneladas e pelo andar da carruagem, não vai sobrar nada. Pacu, tilápia e matrinxã são as variedades de Moritz e segundo o criador, 80% dos pagamentos foram realizados com o cartão de crédito. No almoço da família Moritz, o peixe escolhido para celebrar a Páscoa será o pacu. "Trata-se de uma carne extremamente saborosa e fazemos esporadicamente, por isso é especial. Já no dia a dia, a tilápia é a mais consumida e ensinamos todas as crianças da família a comer peixe, pois é muito saudável", expõe.

Escolher o peixe vivo, fresquinho é um diferencial para os consumidores
Escolher o peixe vivo, fresquinho é um diferencial para os consumidores | Foto: Walkiria Vieira

Sal, limão e pimenta do reino: não tem erro. De acordo com os clientes fiéis à feira - que consideram um grande programa ver os peixes vivos nos tanques, são esses os temperos essenciais para deixar o peixe perfeito. Pintado e bagre também estão no topo da lista dos amantes dos peixes. O motorista Jucelino Pereira, 55 anos, aproveitou a folga do feriado da Sexta-feira Santa para fazer as compras de peixes. Morador do jardim Paraíso, região norte, escolheu o matrinxã e adiantou: "Compro, limpo e preparo sem deixar sujeira para minha esposa porque isso pode dar confusão", reconhece. "A Ester merece descanso". reflete. Além do matrinxã , um pacu de 4,5 quilos também entrou na lista de compras e irá servir as quatro pessoas da família.

Em busca dos chocolates para a Páscoa

Na mesma rua em que os peixes vivos reuniram consumidores, a Benjamin Constant levou outro grupo a uma loja de departamentos em busca de ovos de páscoa. A professora Ana Carolina Vileta, 32 anos, notou que faltou o ovo de um dos 13 sobrinhos e após ter passado por três supermercados da cidade, decidiu fazer mais uma tentativa. "Só havia bombons. Cultivamos essa tradição dos ovos de chocolate." Mãe de Lorena de 14 anos, Vilela explica que optou por ovos iguais para todos e o no peso de 250 gramas. "Só para não passar em branco mesmo e não haverá reunião. Vamos entregar de casa em casa, sem descer do carro por questão de segurança, pois a pandemia está aí e todos devemos nos cuidar", enfatiza.

A também professora Daniela Guerreiro, 36 anos, teve como alternativa o feriado para dar o ovo de Páscoa para a filha Lorena, de 2 anos. Falamos do real significado da Páscoa, da Ressurreição de Cristo de modo pedagógico com ela, mas não deixamos de fazer as pegadinhas de coelho pela casa", conta. Já a brigadista Luiza Bueno, 42 anos, moradora de Cambé, ficou decepcionada com os ovos ofertados pela loja de departamentos. "Só ovos da marca deles, preferimos as marcas tradicionais, então vou tentar em outros lugares, pois tenho seis netos", expôs.

Páscoa de Lorena tem ensinamentos bíblicos e brincadeiras com o Coelho da Páscoa
Páscoa de Lorena tem ensinamentos bíblicos e brincadeiras com o Coelho da Páscoa | Foto: Walkiria Vieira

Tranquila fazendo um lanche na loja de departamentos, a cabeleireira Maria do Carmos, 62 anos, garantiu os ovos de chocolate na quinta-feira, 1º de abril. "Fizemos muitas pesquisas e vamos entregar os chocolates no domingo. Hoje é um passeio". Para a cabeleireira, o significado da Páscoa vai além dos chocolates. "Como católicos roxos, transmitimos às nossas crianças esse sentido. Acompanhada da também cabeleireira Renata do Carmo, 33, que tem dois filhos, um de nove e um de 2 anos, as consumidoras também deram um giro pela Feira do Peixe Vivo e observaram a grande movimentação. "Para nós, o peixe está caro", afirmam