Peixe limpo e congelado, pronto para ser armazenado ou preparado, na porta de casa. É esse o diferencial do Caminhão do Peixe, um tipo de peixaria móvel, que começou a circular ontem em Londrina. A primeira parada foi na feira livre do Jardim Leonor (Oeste).
O caminhão foi cedido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), com objetivo de proporcionar aos consumidores um acesso mais fácil ao pescado com preço mais acessível. Em Londrina, a comercialização ficará a cargo da Associação Norte Paranaense de Aquicultores (Anpaqui).
A presidente da entidade, Petra Maria Wagner, conta que os produtores irão entregar o peixe para alguns frigoríficos que processam o alimento e o entregam pronto para ser comercializado. Neste primeiro momento serão vendidos pacu e tilápia, sempre nas feiras livres. As opções para os consumidores vão desde o peixe inteiro, filés, postas e a carne moída, chamada de polpa.
A comerciante Helena Maria Gomes costuma oferecer peixe de duas a três vezes por semana para a família. ''Tomara que venha (o caminhão) toda semana, costumo comprar no mercado, mas assim será muito melhor e mais prático. Também parece que esse não tem aquele monte de gelo.''
Geralda Pereira da Silva, dona de casa e moradora do bairro, também costuma comer peixe pelo menos uma vez por semana e acha que se puder comprar na porta de casa, vai facilitar bastante. ''Achei o preço bom, um pouco mais barato do que nos mercados. Além disso temos várias opções de corte, é só levar, descongelar e cozinhar.''
Serviço - Nesta semana o caminhão irá para o Jardim Interlagos (Leste) e depois para o Conjunto Vivi Xavier (Norte). Na semana que vem, o serviço se estende para os jardins Roseira, Londrillar e nos Cinco Conjuntos. Mais informações na Anpaqui, fone (43) 3338-8600.

mockup