Pedidos de poda esperam desde 2005
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 27 de março de 2007
Adriana Ito<br>Reportagem Local 
Enquanto não termina o processo de licitação para contratar uma empresa terceirizada para assumir o serviço de poda de árvores, a prefeitura acumula pedidos que datam de 2005. A reportagem da FOLHA apurou com fontes da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) que Londrina tem entre 14 e 15 mil pedidos de poda protocolados, e outras 1.500 plantas já têm laudo para serem abatidas. O município, que já contou mais de 40 podadores, hoje tem seis funcionários que trabalham com isso. Segundo o gerente de áreas verdes da Sema, Marcos Antônio Pedraci, em tempos normais, um pedido demoraria no máximo quatro meses para ser atendido.
Apesar da demora, Pedraci não recomenda que o cidadão comum realize a poda por si mesmo. ''O ideal seria que ele deixasse a prefeitura realizar o serviço. Mas, por problemas na licitação, nós estamos com deficiência na mão-de-obra'', confessa.
Ele lembra, porém, que o cidadão comum tem o direito de efetuar a poda, desde que o faça de acordo com as exigências da lei municipal que trata do assunto. ''Não pode ser cortada mais do que 50% da copa, realizar a poda drástica nem retirar a gema apical. Agora, a poda de levante pode, bem como os galhos que estão adentrando nas propriedades. Mas os resíduos têm que ser encaminhados para o local adequado, e não ser jogados nos fundos de vale, como costuma ocorrer'', avisa. Ele destaca que a Sema fornece orientações sobre a legislação em relação à poda e autorizações em alguns casos, mas o serviço não inclui informações sobre segurança.
Pedraci alerta que, além dos riscos para o próprio cidadão, uma poda mal-feita pode prejudicar seriamente a planta. ''Uma poda drástica pode deixar a árvore suscetível à entrada de fugos, pragas e outras doenças, que podem até matar a planta. Outro problema é que, embora nasçam novos galhos, o tronco já vai estar velho, resultando em galhos fracos, fáceis de cair. E a própria planta debilitada corre o risco de cair em caso de vendaval'', enumera.
Uma poda realizada de forma incorreta pode resultar em multa, que, segundo Pedraci, vai de R$120 a R$400, e, caso a árvore morra, ainda é preciso compensar o dano. O gerente de áreas verdes recomenda que qualquer pessoa que deseje podar a sua árvore procure a Sema para receber orientações.
José Marques da Silva, coordenador das equipes de poda da prefeitura, alerta ainda sobre os riscos para o leigo que se aventurar subindo na árvore. ''Não recomendo. A pessoa pode se matar sozinho, se não tem prática pode cair, levar um choque ou um galho lascar'', alerta o podador, que, em mais de 20 anos de trabalho, já fez vários cursos relativos à profissão. Silva conta que, há vários anos, quando ainda não se usava cinto de segurança, um acidente deixou um funcionário paralítico.


