‘‘Pediam socorro para não morrer’’
A principal testemunha da ação policial na favela Monsenhor Guilherme é o ajudante de pedreiro A.B.R., de 16 anos, amigo das quatro vítimas. Ele dormia na casa em construção, ao lado do barraco onde estavam os rapazes mortos pela Polícia Civil. Em entrevista à Folha, ontem à tarde, o adolescente confirmou a versão de que os quatro rapazes não teriam reagido à prisão e teriam sido executados pela Polícia.
Folha - Onde você estava no momento da operação policial?
A.B.R. - Eu estava dormindo na casa ao lado. Quando a polícia chegou eu subi no forro e me escondi. Dali, consegui ver tudo por uma fresta.
Folha - Como foi?
A.B.R. - Os policiais tiraram todos os meninos da casa. Colocaram um em cima do outro. O Eli embaixo, o Adenilson, o Arnaldo e depois o Giovani. Aí um policial subiu em cima deles e passou um radioamador para aquele que estava lá em cima, pronto para matar os piás. O outro falou: ‘‘Pode trazer para cima’’. Deu para ouvir muito bem. Aí eles levaram os meninos para cima (o muro onde eles teriam sido mortos). Só o Eli e o Adenilson estavam algemados.
Folha - E depois, o que aconteceu?
A.B.R. - Um minuto e meio depois, mais ou menos, começaram os tiros. Os meus amigos pediam socorro para não morrer.
Folha - Você viu os policias matando os rapazes?
A.B.R. - Não vi, mas vi a polícia tirando eles da casa, levar em fila para cima. Os policiais falavam: ‘‘Se vocês correrem, vão morrer’’. Como iam correr algemados e com policiais acompanhando eles?
Folha - Antes de matá-los, a polícia bateu nos rapazes?
A.B.R. - Bateram, com chutes e socos na cara.
Folha - Eles reagiram à prisão?
A.B.R. - Eles não reagiram. É mentira a história da polícia de que dois rapazes (que estariam fora da casa) chegaram atirando.
Folha - Os rapazes eram seus amigos?
A.B.R. - Sim.
Folha - Você sabia de algum envolvimento deles com o tráfico de drogas?
A.B.R. - Não. A droga que encontraram lá foi a própria polícia que colocou. Os piás nem usavam droga.
Folha - E as armas que a Polícia afirma ter encontrado?
A.B.R. - As armas eram dos piás.
Folha - Por que eles tinham armas?
A.B.R. - Não sei.

mockup