Pedestres aprovam novos videovigias
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Carolina Avansini<br>Reportagem Local 
Pedestres que costumam atravessar a rua nos pontos onde foram colocados cinco novos videovigias em Londrina aprovaram a iniciativa. As câmeras de fiscalização instaladas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) entraram em funcionamento ontem. O objetivo é flagrar casos de desrespeito à sinalização, com ênfase no avanço ao sinal vermelho.
''Achei excelente'', avaliou o gerente de vendas Isac Tavares, que costuma atravessar o cruzamento da Rua João Pessoa com a Avenida Juscelino Kubtschek para levar o filho de 11 anos à escola. Segundo ele, muitos motoristas não respeitam o sinal ou param em cima da faixa, tornando a travessia perigosa. ''Agora deve melhorar'', afirmou.
Pedestre habitual no cruzamento da Avenida Tiradentes com a Rua Gustavo Barroso, o comerciante Pedro Medeiros achou que a travessia ficou mais tranquila já no primeiro dia de funcionamento do equipamento. ''Os carros estão reduzindo a velocidade perto do semáforo.''
Abuso
Entre os motoristas, as opinições estão divididas. Com uma multa recente por ultrapassar o sinal vermelho em São Paulo, o comerciante Marcos Valério garante que passará a ser mais cuidadoso. ''É bom para os motoristas respeitarem o sinal, mas não pode haver abuso'', afirmou.
Já o promotor de vendas Robson Esteves acredita que os videovigias trarão riscos para quem precisa trafegar em locais considerados perigosos. ''O problema nesses cruzamentos é a violência. Tem gente que não para por medo de ser assaltado.''
Com opinião contrária, o técnico de manutenção Alecssandro de Almeida aprovou a sinalização por acreditar na necessidade dos motoristas reduzirem a velocidade para minimizar os riscos de acidentes. ''O ideal seria funcionar a noite toda, pois tem muita gente que abusa, principalmente de madrugada.''
Os locais escolhidos para as novas câmeras foram, além dos cruzamentos da Juscelino Kubitscheck com João Pessoa e Tiradentes com Gustavo Barroso, os encontros da Avenida Dez de Dezembro com Rua Portugal, nos dois sentidos, e avenidas Rio Branco com Winston Churchill. Os aparelhos funcionam das 5h30 às 23 horas.
Outras 20 câmeras já operam em vários pontos da cidade. Conforme a CMTU, o número de atropelamentos foi reduzido em 100% nos locais onde o sistema está em funcionamento. Os videovigias são acionados por um sensor assim que um veículo avança sobre a faixa de pedestres ou cruza a via quando o sinal está vermelho. Junto com a imagem em movimento, é gravada a contagem de um cronômetro, que indica há quanto tempo o semáforo se encontrava fechado.
A imagem fica arquivada no banco de dados da CMTU, que autua os infratores. A penalidade varia de multa R$ 85,76 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em caso de parada sobre a faixa de pedestres, até R$ 191,54 e sete pontos na CNH, no caso de avanço de sinal vermelho.


