Pedalando para a solidariedade
PUBLICAÇÃO
domingo, 25 de março de 2007
Chiara Papali<br> Reportagem Local 
Pequenas, grandes, enfeitadas, com rodinhas e até ''emendadas'' - dezenas de bicicletas tomaram conta, ontem, das ruas de Londrina, durante o 14º Passeio Ciclístico e Caminhada pela Solidariedade. O evento, promovido pelo Colégio Londrinense, reúne todos os anos alunos, professores e funcionários para arrecadar alimentos para entidades assistenciais.
A meta dessa edição, segundo a professora Maria Augusta Gebara Gorini é arrecadar provisões para alimentar 700 pessoas durante o ano. Desde o início de março, os cerca de 1,2 mil alunos, da educação infantil ao ensino médio, estão trabalhando na arrecadação. Mas, as doações, segundo a professora, vão continuar acontecendo durante todo o ano. ''A caminhada e o passeio de bicicleta marcam o início da campanha'', enfatizou.
Serão beneficiadas as entidades Meprovi, Pequeninos, ONG Viver e Ilece. No ano passado, segundo Maria Augusta, a arrecadação ultrapassou os cinco mil quilos de alimentos.
Ontem, durante o passeio, a menina Manuela Garcia, de sete anos, se fantasiou de dálmata especialmente para concorrer a premiação de participante mais original. ''A gente participa todos os anos do passeio, já se tornou uma tradição, e ela sempre vem fantasiada'', disse o pai, Fernando Garcia. No ano passado, junto com a mãe, Cíntia Garcia, eles foram premiados na categoria família.
Além da bicicleta, ontem, teve quem participou do passeio à pé, de skate ou mesmo de patins. Já as jovens Kátria Kecot Cantoni, de 20 anos, e Dayanna Cantoni, de 22 anos, aproveitaram o passeio de forma bem mais cômoda, no trenzinho ecológico, que acopla vários carrinhos. Nele também é necessário pedalar, mas com o conforto de um banco coberto e encosto. ''É muito bom, aqui a gente vai tranquila, só conversando'', disse Kátria.
A psicóloga Sara Cristina Dakkachi Livoratti, com o marido Pedro Livoratti e os filhos Júlia, de quatro anos, e João Pedro, de sete anos, enfatizou a importância do evento: ''É um passeio gostoso em família e a gente ainda ajuda instituições''. O passeio aconteceu por ruas centrais de Londrina, avenidas Juscelino Kubitschek e Rio de Janeiro, rua Pio XII e avenida Higienópolis.


