A ordem de serviço para a pavimentação com pedras poliédricas da Estrada do Eli Vive I, na zona rural de Londrina, foi assinada na quarta-feira (12) e as obras, segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Santos, deverão ser iniciadas dia 27 de agosto.

Serão pavimentados 11 quilômetros de estrada divididos em dois trechos com 6,2 metros de largura cada um. O primeiro contará com 10 quilômetros de extensão, que vai desde o assentamento até a entrada do Distrito de Lerroville, e o outro será de 1 quilômetro na Estrada do Apucaraninha, totalizando juntos 68.200 metros quadrados de área pavimentada.

De acordo com Santos, uma equipe já vem fazendo o levantamento no local há cerca de um mês. “E para começar o serviço de pavimentação é preciso fazer o canteiro, ou seja, toda a parte de estrutura”, disse.

A pavimentação poliédrica ajudará no escoamento da safra agrícola, no acesso dos moradores aos centros de maior comércio como na zona urbana, assim como no atendimento dos profissionais do Programa Saúde da Família, além de otimizar o transporte de estudantes às escolas municipais, de Londrina até o distrito de Lerroville e Eli Vive, em tempos de aulas presenciais.

O Eli Vive é uma das comunidades mais carentes do meio rural de Londrina, composta por 501 pequenos produtores, onde vivem quase 4 mil pessoas. Ali estão matriculadas quase 500 crianças e jovens no ensino fundamental e médio, que se deslocam até a área urbana de Lerroville para estudar.

Segundo Gilda Maria Fernandes Paschoal, moradora do local e auxiliar administrativa na escola do assentamento, as famílias esperavam por essa obra há muito tempo, visto que ela é utilizada como o principal caminho de ligação da zona rural à urbana. “Ela é a estrada principal do assentamento. Todo mundo usa e quando chove não tem como passar. Na escola a gente fica monitorando o tempo para ver até onde vai a chuva, porque dependendo de quanto for chover, a gente libera as crianças antes porque se não o ônibus não passa. Então, isso é muito esperado e vai ser muito importante”, afirmou.

Ao todo, serão investidos R$ 3.190.037,34, advindos de um convênio firmado entre a prefeitura de Londrina com o governo estadual, por meio da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento) do Paraná. A empresa responsável pelas obras é a Universo Empreendimentos Eireli, que terá 15 meses para executar o trabalho a contar da assinatura da ordem de serviço.

“Mudamos a perspectiva de cuidado com a cidade e hoje todos os bairros, inclusive os mais distantes, têm ações da Prefeitura. Na zona rural tem a construção da creche de Lerroville e da escola na Warta, a reforma dos postos de saúde, a instalação de iluminação de LED em 100% dos distritos, a recomposição do parque de máquinas para melhorar as estradas rurais e tantas outras ações”, disse o prefeito Marcelo Belinati, durante a assinatura dos documentos.

Imagem ilustrativa da imagem Pavimentação da estrada do Eli Vive deve começar em 15 dias
| Foto: Vivian Honorato/N.Com

OUTRAS ESTRADAS

De acordo com o representante do governo estadual e o chefe do núcleo regional da Seab em Londrina, Antonio Carlos Barreto, outras estradas rurais estão em estudo para também receberem melhorias. “Em execução já temos a da Estrada de Guairacá, que está bem adiantada, e outras três, que estão sendo feitos os planos de trabalho para a execução e assinatura do convênio”, explicou.

Entre as vantagens de se instalar piso com pedras poliédricas estão a durabilidade grande do material, visto que ele resiste às intemperes do clima, conta com uma manutenção econômica, acessível e rápida, além de melhorar muito a qualidade, a segurança e o conforto do piso utilizado para o trânsito de veículos leves e pesados, como caminhões.

No atual traçado, o distrito de Lerroville centraliza dois segmentos da estrada poliédrica, que estrategicamente faz a conexão entre a PR-445 e os assentamentos Eli Vive I e Eli Vive II. Ele também facilita o acesso ao município vizinho de Tamarana, através da estrada do cemitério. (Com N.Com)