Localizada entre as antigas estações Ferroviária e Rodoviária de Londrina, a Praça Rocha Pombo, na Área Central, foi o primeiro chão pisado pelos desbravadores da cidade. Devido ao seu valor histórico, o espaço foi tombado pelo governo do Estado em 1974. Entretanto, apesar de reconhecida como patrimônio histórico, a área de lazer em nada lembra sua fase áurea.
Atualmente, quem passa pela Praça Rocha Pombo se depara com um triste cenário. ''Essa praça está abandonada. O chafariz nunca funciona. Há poças de água nas piscinas de seu entorno que podem se tornar criadouros de dengue. As calçadas estão esburacadas. A maioria das lâmpadas não funciona à noite e nunca há policiais ou guardas municipais aqui'', reclama o taxista João Lopes, que trabalha na região.
''Sempre que passo por aqui tem usuários de drogas e mulheres fazendo programa mesmo durante o dia entre os vãos do chafariz parado. Isso sem falar nos assaltos que já presenciei'', queixa-se uma vendedora que prefere não se identificar. ''Deveria haver mais segurança na praça, já que ela é um cartão-postal de Londrina'', reclama Ednelson da Costa Vicente, garçon e segurança, que passa pela praça todos os dias para levar a namorada Priscila Santiago ao trabalho dela.
A vendedora Claudinéia Emídio Cícero também sente falta de segurança. ''Desço do ônibus no Terminal Central e passo pela praça todos os dias para ir para o meu trabalho. Nunca vi ninguém fazendo a segurança na praça'', afirma. A dona de casa Daniela de Paiva Araújo diz que também se sente insegura de atravessar a praça. ''Quando tenho que passar pela praça prefiro fazer isso pela lateral. Acho mais seguro'', destaca.
Patrulhamento
O secretário municipal de Defesa Social, Joaquim Antonio Melo, afirmou que a Guarda Municipal realiza diariamente a segurança da praça. ''A Praça Rocha Pombo faz parte do roteiro diário da equipe que faz o patrulhamento volante na Área Central'', enfatizou. Segundo ele, com a contratação de mais guardas será possível fazer o monitoramento 24 horas por dia. ''Atualmente contamos com 30 guardas municipais. Nos próximos dias será aberto um edital para a contratação de mais 300 integrantes. Com o novo efetivo será possível escalar equipes para fazer a segurança desta e de outras praças durante o dia todo'', revelou.
Em relação ao chafariz quebrado, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), por meio da assessoria de imprensa, afirmou que o equipamento será consertado em breve. De acordo com o órgão, uma empresa foi contratada recentemente para realizar o conserto e a manutenção do chafariz, que deve voltar a funcionar até o início da próxima semana.
O gerente municipal de Iluminação Pública da secretaria de Obras, Éric Oudi, informou que a manutenção da lâmpadas da praça foi feita há 15 dias e que iria solicitar uma nova avaliação no local. Segundo ele, qualquer reclamação quanto a lâmpadas queimadas em espaços públicos administrados pela prefeitura pode ser feita pelo telefone 3372-4117. O secretário de Obras, Agnaldo Rosa, não foi localizado para comentar a questão das calçadas esburacadas.

mockup