Pastoral faz curso para incentivar a terapia comunitária
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 03 de maio de 1999
Paulo Pegoraro 
A Pastoral da Criança, que dissemina ações básicas de saúde entre as famílias, está incentivando a prática da terapia comunitária em todas as regiões do Paraná. A entidade está desenvolvendo a campanha de Saúde Mental Comunitária que aproveita experiência acumulada ao longo de 10 anos no Ceará, com práticas terápicas orientadas pelo psicólogo Adalberto Barreto, da Universidade Federal daquele Estado. Ontem, em Cascavel, foi iniciado um encontro de coordenadoras da pastoral de 80 municípios do Oeste e Sudoeste do Estado, para avaliação de resultados e aprimoramento de técnicas. O encontro vai até amanhã.
A coordenadora estadual do programa, psicóloga Ines Kizlek, relata que já estão organizados grupos comunitários que praticam a terapia em Cascavel, Cafelândia, Curitiba e Apucarana, e agora estão sendo formados outros em Maringá, Campo Mourão, Sertanópolis e Francisco Beltrão. Os grupos são formados por homens e mulheres, de todas as faixas etárias, inclusive crianças.
Os coordenadores dos grupos são terapeutas comunitários treinados que, além do aspecto psicológico, disseminam massagem relaxante. Segundo Ines Kislek, trata-se de um programa que contempla a atenção primária em saúde mental como prevenção a problemas de ordem mais grave, ou complemento ao trabalho de especialistas em clínicas psicológicas. Nos encontros, todos podem falar abertamente de seus problemas. Segundo Ines Kizler, a terapia comunitária tem ajudado pessoas a resolver angústias e até reduzir o uso de medicamentos.


