Foz do Iguaçu Agentes da Polícia Federal (PF), em Foz do Iguaçu, prenderam no final de semana um chinês acusado de ser um dos maiores estelionatários do Paraguai. Trata-se de Jer Shang Chang, de 53 anos, natural de Taipei. Segundo informações da PF, ele disse que é pastor.
Chang, juntamente com outra mulher, também chinesa e que se encontra presa no Paraguai, tinham um negócio estabelecido para enviar dólares para famílias da China e de Taiwan. O negócio era cumprido com rigor no início, mas quatro meses depois, de acordo com a PF, os donos da empresas deixaram de honrar o compromisso ficando com o dinheiro, num golpe que pode chegar a US$ 3 milhões.
As vítimas entraram com ação na Justiça do Paraguai pelo crime de estelionato, lesão de confiança e associação criminosa. Chang, porém, fugiu para o Brasil em julho deste ano quando teve sua prisão decretada.
O pedido de extradição foi solicitado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que através da Interpol, determinou sua prisão e recolhimetno na sede da Superintendência da PF em Curitiba.
Após a tramitação legal, o pastor Cheng será transferido para o país vizinho, onde aguradará julgamento.
Cheng é natural de Taipei e foi preso em casa, na Rua Assis Chateaubriand, em Foz, onde estava escondido desde que fugiu do Paraguai.

mockup