Imagem ilustrativa da imagem Passou no vestibular da UEL? Fique atento com as datas
| Foto: Divulgação O Perobal/UEL

A partir desta segunda-feira (5), 2.534 pessoas ganham um motivo especial para comemorar. O número representa os estudantes que foram aprovados no vestibular 2021 da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que teve o resultado da primeira convocação divulgado nesta segunda. Mas para que o sonho vire realidade oficialmente, os novos alunos precisam ficar de olho nos prazos para não ficar sem a disputada vaga.

Das 14h do dia cinco até as 23h59 de quinta-feira (8) é necessário fazer a pré-matrícula no site da instituição (www.uel.br/portaldoestudante/). Já do dia cinco até sexta-feira (9) precisam ser enviados à Prograd (Pró-Reitoria de Graduação) os documentos exigidos em edital. “Tem que ficar muito atento com a pré-matrícula e a lista de documentos que têm que ser encaminhados. Se não fizer isso perde a vaga”, alertou Sandra de Oliveira Garcia, responsável pela Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos).

REMANESCENTES

Quem não apareceu na primeira lista também deve ficar “ligado”. Até o dia oito estará aberto no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (www.cops.uel.br) uma aba para declaração de interesse na lista de espera única. É pela sinalização por meio deste procedimento que a UEL faz os demais chamamentos. Em média, são de oito a nove convocações após cada vestibular.

“Com a pré-matrícula e encaminhamento dos documentos a Prograd vai verificar se ficaram vagas sem preencher. Terá a segunda chamada e assim sucessivamente até completar todas as vagas ainda disponíveis. Participar da lista de espera é extremamente importante e se não fizer isso pode perder a vaga”, destacou. A relação dos candidatos que declaram interesse na lista de espera sairá em 12 de julho, com a publicação dos classificados em segunda convocação no dia seguinte.

Ao todo, a Universidade Estadual de Londrina oferece 3.115 vagas para o próximo ano letivo, sendo que 581 são preenchidas via Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As vagas ociosas por este sistema vão para a lista do vestibular imediatamente depois da primeira chamada. “Esperamos que nesse ano tenham várias convocações, porque os vestibulares estão em datas diferentes. Algumas universidades já começaram o ano letivo, outras não realizaram as provas ainda. Isso pode influenciar e até cursos mais disputados poderão ter vagas ociosas.”

ADAPTAÇÃO

Em razão do agravamento da pandemia de coronavírus em 2021, o vestibular que seria em 14 de março precisou ser adiado para 30 de maio. Outra adaptação imposta pela doença foi a mudança das tradicionais duas fases para uma única fase. Se inscreveram 27.432 pessoas para a prova, entretanto, a abstenção foi de 42%. “Foi um grande desafio fazer o vestibular em meio à uma pandemia e com todo o cuidado necessário. Todos estavam preocupados, um novo formato, logística para acontecer sem nenhum problema e ocorreu bem, atendendo nossas expectativas”, avaliou.

ANO LETIVO

O ano letivo de 2021, que foi atardado devido ao período em que as aulas ficaram suspensas ao longo do ano passado, começa em dois de agosto. O próximo vestibular será realizado em 6 de março de 2022, em fase única. De acordo com Sandra Garcia, deverá demorar cerca de cinco anos para que as datas voltem ao normal, com o calendário acadêmico coincidindo com o civil. “Em 2022 as aulas terão início em julho. Estamos atrasados um semestre e cada ano vai ter que avançar no sentindo de igualar os calendários”, comentou.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.