Passeata reunirá servidores em Curitiba
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 23 de junho de 2003
Vanessa Navarro<br>Reportagem Local 
Funcionários e professores das quatro universidades estaduais do Paraná farão hoje, às 13 horas, uma passeata em Curitiba, para pressionar o governador Roberto Requião (PMDB) a realizar uma audiência com os servidores. Eles exigem um reajuste salarial de 62% ainda neste mês, data-base da categoria, mas alegam que até agora não tiveram nenhuma resposta do governo.
O presidente da Associação dos Servidores Técnico-Administrativos da Universidade Estadual de Londrina (Assuel), Itamar Nascimento, estima que cerca de 500 servidores participem da manifestação. Oito caravanas partirão das universidades estaduais de Londrina, Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e Oeste do Paraná (Unioeste), para se unirem na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba. De lá, os servidores irão até o Palácio do Iguaçu, pressionar o governo a discutir os reajustes.
''Fizemos várias tentativas para marcar a audiência, mas como não conseguimos, optamos pela caravana'', antecipou Nascimento. Segundo ele, as reivindicações foram apresentadas ao secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, que teria respondido que a decisão sobre o reajuste salarial é do governador. O secretário, no entanto, disse à Folha que a questão salarial foi mencionada em apenas uma reunião, no dia 29 de maio. ''Em nenhum momento houve um diálogo específico sobre o reajuste salarial. É uma forma de pressão feita num momento inadequado'', declarou.
A assessoria de imprensa do governador informou que ele não foi informado da reivindicação dos servidores.
No ano passado, após uma greve unificada que durou 169 dias, professores, funcionários técnico-administrativos e servidores da saúde das universidades estaduais conseguiram reajustes variando entre 13,55% e 50,03%. As perdas salariais haviam se acumulado por oito anos.


