Imagem ilustrativa da imagem Páscoa com o Economia Solidária
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A Páscoa sempre foi uma data especial para os grupos atendidos pela Economia Solidária em Londrina, programa municipal implantado em 2005 para ajudar empreendedores locais na geração de renda. Porém, com as restrições impostas pela pandemia, a campanha deste ano teve ser adaptada.

Os grupos estão em menor número, produzindo mais por encomenda, especialmente as produções de chocolate. “Existe uma dificuldade hoje por conta da pandemia, mas comparado com 2020 quando a loja estava fechada, podemos dizer que este ano está melhor. Começamos a expor nossos produtos na semana passada e tivemos oito encomendas, sendo três delas em um volume bem grande”, comenta Janaine Cristina Pereira dos Santos.

Imagem ilustrativa da imagem Páscoa com o Economia Solidária
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Ela vem trabalhando ao lado de Alexsandra Ramos da Silva Santos há um ano dentro do programa com a marca Doce Momento, que para a Páscoa vem produzindo ovos de colher, caixas de bombons, barras decoradas e cones trufados. As encomendas se encerram nesta quarta-feira (31), mas há opções a pronta entrega na loja e no quiosque da Economia Solidária, com valores de R$ 3 até R$ 60.

COELHOS

Imagem ilustrativa da imagem Páscoa com o Economia Solidária
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

O artesão Paulo César Saldanha, do grupo Artsol, entende que o momento tem sido de grande dificuldade financeira para muitas famílias, mas diz que não poderia deixar de produzir artesanato com motivos de Páscoa. “As vendas estão um pouco devagar, mas continuamos firmes”, diz.

Pensando nas lembranças desta época, eles prepararam coelhos que funcionam como porta-chocolate, imãs de geladeira e até um coelho decorativo que vira um quebra-cabeça.

Imagem ilustrativa da imagem Páscoa com o Economia Solidária
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Outras opções na loja são porta Ovos de Páscoa, presilhas para fechar alimentos e jogos de memória com desenhos de coelhos, além de adereços para portas e paredes.

ADAPTAÇÃO

O Economia Solidária é coordenado pela Gerência de Inclusão Produtiva da Smas (Secretaria Municipal de Assistência Social), em parceria com outros órgãos. A secretária da pasta, Jacqueline Micali, comenta que a pandemia provocou uma redução no número de grupos.

“Para a Páscoa, apenas um grupo vem trabalhando com chocolates e essa época do ano sempre foi um carro-chefe para esses empreendedores mostrarem suas produções. É um momento muito difícil porque não podemos dar tanta visibilidade a eles e isso reflete na geração de renda dessas famílias”, comenta.

De acordo com Micali, cerca de 40% da população atendida hoje na inclusão produtiva (modalidade 2) é composta por idosos e muitos têm dificuldade de inclusão digital. “Estamos fazendo um reordenamento para inserir mais grupos pensando no momento de pandemia e no pós-pandemia também, porque a geração de renda dessas pessoas acaba caindo e muitas sobrevivem dessas vendas”, destaca.

A secretária cita que neste ano houve um novo edital adaptado pela pandemia, e a Cáritas é quem executará os serviços ao longo de 2021 junto aos grupos, fazendo abordagens, capacitações, entre outros. Atualmente, o Economia Solidária atende 34 grupos, formados por 112 pessoas.

Serviço: O Economia Solidária funciona na av. Rio de Janeiro, 1.278, de segunda a sexta, das 13h às 17h, e no quiosque localizado na Praça 7 de Setembro. Interessados em encomendar produtos de Páscoa podem ligar para (43) 3378-0577 ou acessar o perfil @ecosol_londrina, no Instagram.